LogTalk LogTalk

Novo galpão da Staples alia eficiência logística à sustentabilidade

Publicado em 28/09/2016

Às margens da Rodovia Raposo Tavares, no entroncamento do Rodoanel, em São Paulo, o novo Centro de Distribuição da Staples foi estrategicamente escolhido para otimizar o escoamento dos produtos para todo o território nacional. Nos seis primeiros meses de operação, o galpão logístico incrementou a produtividade e melhorou o serviço de entrega de itens que vão de resmas de papel a cadeiras de escritório, entre mais de 6 mil produtos à venda no e-commerce www.staples.com.br.

Isso foi possível porque o espaço tem o dobro da capacidade de produção do antigo centro de distribuição, localizado no bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista. Em uma área de 6.300m², a ampliação demonstra a aposta da Staples na expansão dos negócios.

“Junto com o escritório de arquitetura, fizemos um estudo para uma ocupação mais inteligente e que permitisse suportar os planos de crescimento nos próximos 10 anos. Instalamos a área administrativa no piso térreo e ampliamos o mezanino com um mezanino metálico. Esta solução permitiu a maximização da área de armazenagem no térreo, com instalação de uma maior quantidade de racks metálicos. Além de ampliar a área de processamento de pedidos, conseguimos comportar um processo automatizado”, explica Evelin Gouveia, da área de Projetos e Obras da JLL, empresa responsável pela consultoria do projeto.

Além de garantir a eficiência da operação, o novo galpão logístico ainda segue as principais tendências em requisitos de sustentabilidade exigidos pelo mercado e pela sociedade. O espaço possui o selo LEED Gold, dado a empreendimentos com alta pontuação em aspectos sustentáveis, como uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades locais.

Selo verde com maior reconhecimento internacional no setor da construção civil, a certificação LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil - antes, durante e depois de suas obras.

“Encontramos um espaço que atende a todas as nossas necessidades”, sintetiza o diretor financeiro da Staples , Wagner Simões Oliveira.

Expansão

Em plena recessão econômica, a multinacional norte-americana registrou em 2015 o melhor ano da operação brasileira, quando ajustou sua eficiência e dobrou o lucro operacional. O ótimo resultado culminou na inauguração da primeira loja física da empresa no país, na Avenida Paulista, após mais de 10 anos de atuação no Brasil, por meio do e-commerce e televendas.

Outro investimento realizado foi em sua nova sede, também inaugurada no começo de 2016. A Staples se mudou para um novo e conceitual escritório, localizado no edifício Birmann 21, também conhecido como Edifício Abril, um dos maiores arranha-céus do Brasil e ícone empresarial da cidade de São Paulo.

 


Gigante mundial - Fundada em 1° de maio de 1986, nos Estados Unidos, a Staples inventou o conceito de megaloja de papelaria e materiais para escritório. Em 29 anos de atuação, tornou-se a maior empresa do segmento no mundo, ampliou sua presença para 26 países, expandiu seu modelo de negócios para outros canais, consolidando seu site como um dos maiores em volume e faturamento do e-commerce mundial.

Apostando no Brasil como um dos mercados de grandes oportunidades para a rede e uma das operações com maior potencial de crescimento, a Staples traz para o País um modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de pequenas, médias e grandes empresas para garantir, de fato, o menor custo final a partir de estudos logístico e de gerenciamento de produtos. Se no mundo a Staples já é a terceira maior operação de e-commerce, por aqui, a empresa trabalha pela consolidação da liderança do www.staples.com.br em seu segmento de atuação, garantindo aos clientes segurança, agilidade e facilidade na compra de itens de papelaria e materiais para escritórios.

Vale lembrar que a rede chegou ao Brasil, em 2005, com a aquisição da Officenet. Em menos de dez anos, conquistou uma base de 65 mil clientes, sendo cerca de 7,5 mil ativos por mês. Por aqui, a Staples adota o modelo de Delivery a partir do atendimento por telefone (11 3824-7500), loja física localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, e vendas online via site com entregas em todo o território nacional. Por meio de seus canais de venda, a Staples oferece aos brasileiros mais de 6 mil produtos, que vão dos itens mais básicos de papelaria até equipamentos de alta qualidade e tecnologia para escritórios.

No mercado nacional, a empresa se destaca entre as demais do segmento por contar com 500 produtos de marca própria, a linha Staples®, presente em 45% dos carrinhos de compras da atual base de clientes e que representa até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes. Além disso, oferece aos consumidores o benefício exclusivo de Garantia Permanente para produtos de papelaria da grife Staples®, possibilitando a troca imediata do item que eventualmente apresentar defeito de fabricação ou origem, sem qualquer custo adicional, burocracia e restrição de prazo para troca ou devolução.