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Nova plataforma on-line facilita gestão de serviços de comércio exterior

Publicado em 08/08/2018

Lançado neste mês, CanalComex conecta operadores logísticos, importadores e exportadores em um único sistema

A GoldSoft, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o setor de logística, está lançando o CanalComex. A plataforma on-line chega com a proposta de facilitar a conexão entre empresas importadoras e exportadoras com operadores logísticos.

Para os agentes de carga, despachantes aduaneiros e transportadoras, essa é uma oportunidade de se conectar com clientes e ganhar visibilidade no mercado. Com isso, á a possibilidade de envio e negociação de cotações com as empresas, tudo isso por meio de cadastro e utilização gratuita.

Para importadores e exportadores, a ferramenta oferece a possibilidade de gerenciar operações desde o pedido, passando pelas cotações de serviços de frete, despacho e transporte, comparando preços e condições recebidas de diferentes fornecedores. Além disso, o sistema permite acompanhar todo o processo logístico, desde a coleta da carga na origem até a entrega no destino, possibilitando também a troca de mensagens com fornecedores durante cada passo da operação, facilitando o dia a dia de quem contrata.

De acordo com CEO do CanalComex, Ronaldo Tadeu de Lima, ainda hoje, muitos processos de cotação, contratação e gestão das etapas de um frete internacional são manuais, principalmente para as pequenas e médias empresas, o que pode gerar erros e retrabalho. “Nosso objetivo não é ser uma simples ferramenta de cotação. Oferecemos, em um único ambiente, um sistema completo de gestão do processo logístico de importação e exportação, facilitando a comunicação entre os players e levando agilidade e segurança às operações”, explica.

Para o CTO da companhia, Victor Luiz, o diferencial desta para outras ferramentas existentes no mercado está não só no custo (a partir de R$ 159,00 por mês, para o sistema de cotação), cobrado somente do lado do importador/exportador, mas, principalmente, na expertise oferecida pela empresa. “Temos profundo conhecimento do processo logístico, o que nos permitiu criar uma plataforma intuitiva, capaz de ‘prever’ todas as etapas e especificidades de um processo de contratação de frete internacional, o que auxilia na eficiência da operação, especialmente, do lado do contratante, que não é um especialista”, afirma.

Além disso, o CanalComex conta com a tecnologia para oferecer um sistema totalmente on-line, em um ambiente de cloud, por meio de soluções modernas com disponibilidade de 24 horas, sete dias por semana.

Vantagens para os operadores logísticos
Para agentes de carga, transportadoras e despachantes aduaneiros, a utilização do CanalComex é gratuita, tanto para o envio de orçamentos como para a gestão de processos e comunicação com seus clientes. A plataforma permite o cadastro de documentos como invoices, propostas e até guias de pagamento. O follow up com os clientes também pode ocorrer no mesmo ambiente, reduzindo tempo com o uso de e-mails e ligações telefônicas.

Vantagens para o importador
Com sistemas de gestão de pedidos, será possível programar embarques, controlar o saldo dos itens embarcados, gerar invoices e coordenar todo o processo de embarque. As informações referentes ao frete, despacho e transporte da carga poderão ser atualizadas pelo próprio fornecedor logístico.

O sistema ainda dispõe de controles de embarques programados e em andamento, relatórios de despesas provisionadas e efetivas, e até KPI’s com métricas parametrizadas pelo usuário.

Na ferramenta de cotações, importadores e exportadores poderão solicitar orçamento de frete internacional para diversos operadores logísticos, e comparar propostas por diferentes critérios como preço, tipo de transporte e tempo de operação. “O contratante tem total liberdade para eleger seu fornecedor, definindo o prazo máximo no qual deseja receber suas cotações e até apontando justificativas para suas escolhas. Além disso, o sistema permite uma comunicação direta com os operadores logísticos, por meio da qual é possível fazer negociações e tirar dúvidas”, explica Victor Luiz.

As empresas têm ainda acesso a todo o histórico de transações realizadas desde o início da utilização do sistema, o que facilita a contratação do serviço de frete, caso tenham que repetir uma ou mais operações.

 

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