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Navio da Aliança chega a Salvador com o maior volume de cargas desde 2014

Publicado em 13/02/2017

A embarcação saiu do Rio Grande do Sul e chegou ao porto com carga aproximada de 50 mil toneladas e 3,05 mil TEUs

O navio Vicente Pinzon, da Aliança Navegação e Logística, chegou ao Porto de Salvador (BA) no dia 11 de fevereiro com volume de cargas de 50 mil toneladas e cerca de 3,05 mil TEUs. Esse é o maior índice desde o início das operações do navio, que começou a atuar em 2014.,

A embarcação partiu do Porto de Rio Grande (RS), passou por Imbituba e Itapoá (SC), Santos (SP), Sepetiba (RJ) e subiu para o Porto de Salvador (BA). Entre as principais cargas transportadas pelo Vicente Pinzon estão gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, madeira e compensados, papel e celulose, resinas, estruturas e chapas de aço.

Após a escala em Salvador, o navio segue em direção a Manaus (AM), com paradas em Suape (PE), Pecem (CE) e Vila do Conde (PA). O trajeto dará continuidade ao ciclo de descarga de mercadorias do Sul e Sudeste e novos embarques do Nordeste para a Região Norte do Brasil.

Segundo o gerente de vendas da Aliança, Jaime Batista, o principal motivo para o navio estar tão carregado é a conversão de carga do rodoviário para o modal marítimo. “Houve um aumento da percepção das empresas de que a cabotagem é mais competitiva, com reduções de preços que chegam a 20% para longas distâncias, em relação ao rodoviário”, destaca o executivo.

Outro fator que tem impulsionado a cabotagem é o serviço porta a porta (full container ou carga fracionada), que une rapidez e economia por meio de um planejamento de operações multimodais, utilizando o melhor de cada um dos modais – marítimo, rodoviário e ferroviário. Praticamente todos os produtos podem ser transportados dessa forma, permitindo que as cargas cheguem seguras e dentro do prazo aos seus variados destinos.

Cabotagem e o transporte marítimo
Para quem utiliza o transporte marítimo, outras vantagens são a rastreabilidade em qualquer ponto e menor índice de avarias. Por ano, a cabotagem elimina cerca de 300 mil viagens de longa distância das estradas brasileiras, mantendo, no entanto, curtas viagens nas pontas – entre o embarcador e o porto, na origem, e entre o porto e o cliente final, no destino.

O gerente geral da Mercosul e Cabotagem da Aliança, Marcus Voloch, ressalta a importância do serviço de integração das cadeias logísticas de diversas empresas, de Norte a Sul do país, que podem contar com um serviço econômico, sustentável e confiável sob o aspecto de pontualidade e segurança da carga. “Atualmente, o nível de pontualidade nas entregas varia de 95% a 98%, despertando o interesse de empresas que buscam alternativas mais sustentáveis e preços competitivos.”