LogTalk LogTalk

Natura inaugura centro de distribuição em Itupeva

Publicado em 11/05/2015

Fiorde Logística Internacional foi responsável pelo processo de importação dos equipamentos do novo hub

A indústria de cosméticos Natura inaugurou, no dia 5 de maio, em Itupeva, São Paulo, um moderno centro logístico (hub), com tecnologia inédita, que tem como diferencial o armazenamento de caixas e pallets, que é gerenciado por um software Warehouse Management System (WMS) customizado.

Além do presidente da Natura, Roberto Lima, e dos fundadores da companhia, Pedro Passos, Luiz Seabra e Guilherme Leal, a solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, do prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, e do vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, Mauro Lourenço Dias, empresa que participou do processo de importação de todos os equipamentos e estrutura do centro de distribuição.

Ao participar da solenidade, o vice-presidente de Operações e Logística da Natura, Josie Peressinoto Romero, destacou que o novo hub permitirá a montagem de pallets mistos, com o aproveitamento total do espaço. “Além disso, haverá menor tempo de estoque e reduziremos a emissão de gás carbônico nas viagens para o Norte e Nordeste, aproveitando ao máximo o espaço das carretas”, explicou, lembrando que somente outros dois hubs, localizados na Suíça e Austrália, utilizam a mesma tecnologia. O investimento nos equipamentos foi de R$ 73 milhões.

O vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, Mauro Lourenço Dias, fez questão de ressaltar a participação da empresa na iniciativa, considerando o novo hub da Natura um importante marco na história da indústria brasileira. “Ficamos orgulhosos de ter contribuído efetivamente no processo de importação de todos os equipamentos e estruturas que compõem o maior centro de distribuição das Américas, tanto na parte de assessoria aduaneira para a utilização dos benefícios fiscais, com liberações parciais, quanto no respectivo transporte interno por meio da Fiorde Cargo”, ressaltou, observando que a operação envolveu, aproximadamente, 250 contêineres embarcados, em um período de 12 meses.

“Para tanto, foi desenvolvido, também, um projeto de ex-tarifário, conduzido pela área de assessoria aduaneira, que possibilitou a redução relevante no custo total dos equipamentos importados. No caso da importação de transelevadores de pallets, por exemplo, houve a isenção no pagamento de Imposto de Importação e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, acrescentou Dias.

Circuito automatizado
Outra grande novidade do hub da Natura é o circuito São Paulo 100% automatizado, que permite que uma carreta, especialmente desenvolvida pela empresa, seja carregada em Cajamar, na Grande São Paulo, com produtos acabados, descarregada no hub em Itupeva, município a 15 km de Jundiaí, depois, montada novamente com produtos solicitados pelo centro de distribuição de São Paulo e, por fim, descarregada na capital paulista sem nenhum contato humano.

O processo de retirada e abastecimento de produtos dessa carreta especial leva cinco minutos. “Montamos toda a carga fora do caminhão e, depois, por meio de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores, transportamos tudo para o interior da carreta”, assinalou o diretor de Inovação Logística da Natura, Angel Medeiros. O mesmo processo, de forma inversa, é feito para receber a carreta.

Com 35 mil m² de área construída, o hub é um grande armazém, no qual são estocados apenas produtos acabados. O hub da Natura armazenará 100% dos produtos de fabricação interna e de seus parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá, sairão cargas para oito centros de distribuição, espalhados pelo Brasil, e também para os países onde a empresa mantém operação internacional: Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e França.

Em média, serão movimentadas 60 carretas por dia. “Estamos em localização privilegiada, pois o aeroporto de Viracopos e o Porto de Santos são próximos, e muitos de nossos parceiros e a principal fábrica da Natura ficam muito perto do hub. Dessa forma, conseguiremos escoar nossa produção ainda mais rapidamente”, acrescentou o vice-presidente de Operações e Logística, Josie Peressinoto Romero.

Para operar o sistema, cuja implementação contou com o apoio institucional da Investe São Paulo, foram gerados cerca de 180 empregos diretos e indiretos. A mão de obra é capacitada para fazer o hub funcionar com a mais alta tecnologia. O empreendimento começa a operar plenamente em maio e deve movimentar cerca de 3.000 pallets por dia.

O hub conta, ainda, com 13 transelevadores de pallets, 20 navettes para armazenagem de caixas, dois robôs de despaletização automática, dois robôs de paletização automática (inclui pallets mistos) e duas esteiras telescópicas (carga a granel). Tem capacidade para movimentar 3,6 milhões de caixas, com 35 mil posições. Dispõe de um processo de retirada e abastecimento de carreta Ancra em cinco minutos e permite o carregamento de carreta a granel em duas horas.

Eficiência e excelência
O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, ressaltou que o investimento realizado pela Natura possui características únicas e fundamentais para a melhoria na eficiência e produtividade no processo logístico da companhia. “Uma operação que envolve mais de 1,5 milhão de consultoras, atendendo diretamente ao consumidor, não é um desafio pequeno. A Natura desenvolve esse trabalho com eficiência e excelência.”

Maia lembrou que o setor de vendas diretas da Natura é uma fonte alternativa de renda para milhares de brasileiros, por ser aberta a qualquer pessoa, independentemente de experiência anterior, escolaridade, idade e sexo. “Sem contar que a capilaridade atingida pela venda direta permite que diferentes produtos alcancem um número cada vez maior de consumidores.”