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Multilog lança projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR) 

Publicado em 03/05/2024

Empreendimento receberá R$ 500 milhões de investimentos; em comunicado, empresa disse contribuir para que o Paraná se transforme no maior hub logístico da América do Sul 

Por Redação 

Multilog lança projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR) 
A Multilog está presente nos principais corredores de importação e exportação do país (Foto: Divulgação)

A Multilog, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, apresentou nesta semana o projeto de construção do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, cujas obras devem se iniciar ainda no primeiro semestre de 2024. A nova unidade alfandegada será instalada às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade, e deve aprimorar e alavancar as movimentações de cargas na região de tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina. 

Instalado em uma área de 550 mil m², situada fora da área urbana, o novo porto terá fácil acesso à Perimetral Leste, via em construção que termina na BR-277, e que terá uma ligação direta com a nova ponte da integração. 

Segundo a empresa, a localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi planejada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. “A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade”, explicou o presidente da Multilog, Djalma Vilela. 

INVESTIMENTOS 

O novo Porto Seco terá investimentos totais de mais de R$ 500 milhões em duas fases, dos quais R$ 240 milhões já na primeira fase, que inclui a área de pátio de 197 mil m² destinada aos caminhões. O empreendimento deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. 

Em relação à área de armazenagem e vistoria, são 7,2 mil m² de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m² de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas. 

De acordo com a empresa, a estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além de scanner. Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistemas de pesagem e identificação de veículos totalmente automatizados. 

O complexo contará ainda com uma área de 1,9 mil m² destinada aos motoristas, dividida em oito espaços distintos, sendo sete deles internos ao porto seco, e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência. 

O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu também é operado pela Multilog desde 2016. Segundo a Receita Federal do Brasil, movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura. 

O governador do Paraná, Ratinho Junior, destacou que o lançamento do empreendimento é um momento histórico para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico da região, do Estado e dos países da tríplice fronteira e transformar o Paraná no maior hub logístico da América do Sul. “Temos uma posição geográfica privilegiada, mas era necessário dar um salto de qualidade para sermos um centro logístico”, afirmou o governador. 

“Estamos muito satisfeitos com a construção e futura operação do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. Este empreendimento consolidará Foz do Iguaçu como o maior porto seco da América Latina e um dos maiores do mundo, e trará uma nova realidade para o transporte de cargas e o comércio exterior da região”, afirmou Djalma Vilela, presidente da Multilog.