LogTalk LogTalk

Multilog de Joinville inclui serviço de entreposto aduaneira

Publicado em 14/03/2017

A estratégia já é oferecida em todas as outras unidades da empresa e promove vantagens como isenção ou suspensão de tributos federais

O Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) da Multilog, em Joinville (SC), passou a oferecer também o serviço de entreposto aduaneira. Trata-se de um regime especial que permite o armazenamento de mercadorias no país com a suspensão dos tributos e em processos com ou sem cobertura cambial. A formalização no Diário Oficial da União aconteceu neste mês.

Com a estratégia, as mercadorias continuam consignadas ao exportador, aguardando a nacionalização ou outra destinação. O serviço inclusive já é oferecido em todas as outras unidades da Multilog, situadas nos estados de Santa Catarina (Itajaí), Paraná (Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá) e Rio Grande do Sul (Jaguarão, Santana do Livramento e Uruguaiana).

A partir do serviço, as importações e exportações usufruem de benefícios fiscais, como isenção ou suspensão (parcial ou total) de tributos federais incidentes. Outras vantagens são a extensão do prazo de pagamento dos produtos ao exportador, já que o fechamento de câmbio ocorrerá na data de nacionalização e não na do embarque, e a possibilidade de desdobramento dos produtos em lotes, o que permite a nacionalização das mercadorias por etapas. 

A gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, Juliane Wolff, destaca que o entreposto aduaneira oferta diferenciais importantes. “Considerando a busca por inovação e soluções inteligentes, os diferenciais proporcionados pelo entreposto aduaneira, como a disponibilidade de estoque imediato, a ampliação dos prazos para desembaraço das mercadorias para até dois anos da data de admissão e a redução dos custos logísticos representam vantagens competitivas para o mercado”, ressalta a executiva.