Assinatura Premium Assinatura Premium

MMX acerta transporte ferroviário com MRS Logística

Publicado em 30/12/2011

A MMX - braço de mineração do grupo EBX, do empresário Eike Batista - fechou contrato com a empresa ferroviária MRS Logística para o transporte do minério de ferro produzido por suas minas na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais até o porto Sudeste, no Rio de Janeiro.

O contrato prevê o escoamento de até 36 milhões de toneladas de minério por ano até 2026, com tarifa de R$ 26,46 por tonelada úmida, líquida de impostos. Essa tarifa terá reajustes anuais com base nas variações da inflação medida pelo IGP-DI e do preço do óleo diesel.

A MMX diz que o contrato não prevê investimentos seus na estrutura ferroviária da MRS, mas as partes poderão discutir ajustes na tarifa no caso de eventuais mudanças tecnológicas ou da necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura para garantir o atendimento aos volumes da mineradora.

Em comunicado, Guilherme Escalhão, presidente da MMX, afirmou que a assinatura do contrato completa o conjunto de ações necessárias para o desenvolvimento da companhia, além de garantir a integração logística do Sistema Sudeste.

"Com as reservas de Serra Azul (onde está parte das minas da empresa) certificadas, o transporte ferroviário contratado e o porto próprio em avançado estágio de construção, a MMX consolida seu projeto de expansão", afirmou o executivo.

Segundo a mineradora, o contrato prevê ainda uma flexibilidade de até 10% para mais ou 15% para menos nos volumes anuais contratados, que também estão sujeitos à cláusula de obrigação de compra (take or pay) em 80% da tonelagem total definida.