Assinatura Premium Assinatura Premium

Maringá ganha garagem solar pública para abastecer carros elétricos

Publicado em 27/02/2018

Empreendimento é o primeiro do sul do Brasil e tem o objetivo de demonstrar e popularizar a solução em larga escala

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram vendidos 3.296 carros híbridos e elétricos no Brasil em 2017. Com isso, uma série de investimentos é feita no setor. Um deles foi na cidade de Maringá (426 km de Curitiba-PR), que ganhou a primeira garagem solar pública para abastecimentos de carros elétricos ou híbridos do sul do país.

Os veículos movidos à eletricidade apresentam vários benefícios, como economia em “combustível” (já que a energia elétrica é um terço mais barata por quilômetro rodado em relação aos demais combustíveis) e diminuição do impacto ambiental (a emissão de gases poluentes é quase nula).

O empreendimento é uma iniciativa da Aldo Componentes Eletrônicos. Segundo o presidente da empresa, Aldo Teixeira, o grande diferencial está na origem da energia elétrica que recarrega os carros. “Maringá e outras cidades do Brasil têm postos de abastecimento de carros movidos à energia elétrica, mas todos ligados à rede oficial de distribuição de energia. A grande diferença da nossa garagem é que a eletricidade é gerada pelo sol.”

O empresário e fundador da Aldo acredita que nos próximos três anos haverá um crescimento na frota de carros elétricos ou híbridos no Brasil. O objetivo de montar a garagem é demonstrar o uso dessa solução e, posteriormente, oferecer para postos, hotéis, restaurantes e shoppings de todo o país.

“Somos uma empresa de tecnologia e a energia solar, além de uma paixão minha, é um mercado em pleno crescimento no Brasil. Investir no Programa de Mobilidade Elétrica é uma maneira de difundir essa tecnologia e oferecer condições do brasileiro se interessar, aprender mais e utilizar opções de energia limpa e mais barata”, diz Aldo Teixeira.

A garagem está instalada na Avenida Horácio Raccanello Filho, nº 1.836, e vai funcionar todos os dias das 8h às 18h.