Assinatura Premium Assinatura Premium

?Malhas logísticas? é destaque da edição de novembro/dezembro da Revista MundoLogística

Publicado em 12/11/2015

Rever as operações para reduzir os custos e se manter competitiva é inevitável para qualquer empresa, no atual momento de recessão e desaceleração da economia, que o Brasil está vivendo. Portanto, redesenhar as malhas logísticas pode ser um fator de sucesso para essas empresas. Ter uma visão externa ajuda, também, a separar as variáveis necessárias e relevantes para uma atuação estratégica, envolvendo diversas áreas da empresa, buscando capturar os diferentes aspectos das tendências futuras.

Pensando em mostrar uma metodologia clara de análise dessas diferentes variáveis de cada organização, para ser capaz de desenvolver um projeto de revisão de malha eficiente, a revista MundoLogística traz, em seu artigo de capa, o tema “Redesenhando as malhas logísticas” e a longevidade desse redesenho, ressaltando os riscos e as oportunidades associados ao ciclo de vida das estratégias implantadas.

No estudo baseado em projetos reais de malhas de distribuição, foi ilustrado como as empresas podem agregar valor aos seus negócios, por meio da gestão estratégica da cadeia de suprimentos, tendo como pilar o apoio de um sistema de suporte à tomada de decisão, baseado em um modelo de simulação integrador e equipes multidisciplinares.

Já na reportagem especial dessa edição, a MundoLogística compilou um catálogo de empresas que oferecem softwares, hardwares, controle de entregas, fretes, gestão de riscos, meios de pagamentos, planejamento de rotas, rastreamento, seguros, entre outros produtos e serviços voltados à gestão de transportes, visando um bom entendimento sobre as soluções disponíveis e de que forma podem auxiliar nas operações logísticas.

Entre os temas também abordados nessa edição estão os artigos sobre a otimização de Supply Chain com redes neurais, o Lead Logistics Provider e os desafios da economia, os custos indiretos e outros.