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Maersk Line anuncia a compra da Hambürg Süd

Publicado em 02/12/2016

Com a aquisição, a Maersk passa a ter participação na atividade marítima mundial de 18,5%

A Maersk Line anunciou a compra da Hamburg Süd, transportadora marítima alemã que antes pertencia ao grupo Oetker. A aquisição foi anunciada na quinta-feira, dia 1º, mas a análise do acordo feita pelos órgãos reguladores deve atrasar a compra definitiva até o final de 2017. 

A Maersk Line é a maior empresa de transporte de contêineres do mundo e líder nos tráfegos Leste-Oeste. Com a aquisição da Hamburg Süd (sétima colocada no ranking mundial e líder nos tráfegos Norte-Sul), a companhia terá a capacidade de aproximadamente 3,8 milhões de Teus (contra 3,1 milhões) e participação na atividade mundial de 18,5% (contra os 15,7% anteriores). Juntas, as empresas terão 741 contêineres com idade média de 9 anos.

A Hamburg Süd opera atualmente 130 contêineres com capacidade de 625 mil Teu. Ao redor do mundo, a Hamburg Süd possui mais de 250 escritórios, atuando também sob as marcas CCNI, no Chile, e Aliança, no Brasil. A companhia emprega quase 6 mil funcionários e no ano de 2015 obteve um faturamento de US$ 6,726 bilhões, dos quais US$ 6,261 bilhões (cerca de 93%) foram das atividades da linha de contêineres.

Para o CEO do Grupo Maersk, Soren Skou, a transação representa um momento histórico para a empresa. “Estamos satisfeitos por ter feito o acordo com o Grupo Oatker. A Hamburg Süd é uma empresa bem dirigida e muito respeitada, com marcas fortes, colaboradores dedicados e clientes fieis. A Hambug Süd complementa o Grupo Maersk e juntos poderemos oferecer o melhor dos dois mundos para os nossos clientes”, declara.

Com a compra, a Maersk Line dá continuidade à estratégia de crescimento da companhia, anunciada em setembro deste ano. “A aquisição irá aumentar os volumes tanto da Maersk Line quanto dá APM Terminals”, declara o CEO.

“Nós estamos orgulhosos de nos juntar com a líder global do mercado”, diz Ottmar Gast, presidente do Conselho Executivo do Grupo Hamburg Süd. “Enquanto ganhamos acesso a uma rede e sistemas superiores, continuaremos com a marca e modelo de negócios da Hamburg Süd oferecendo soluções personalizadas para nossos carregadores e consignatários.”

Para a navegação brasileira
A Hamburg Süd e a Aliança continuarão atendendo os clientes locais como marcas separadas. “A Hamburg Süd e a Aliança têm propostas competitivas e atraentes para o cliente que queremos preservar e proteger”, diz Soren Skou. De acordo com ele, o objetivo é manter o compromisso e as particularidades de cada marca com os clientes.

Em análise feita pelo Valor, do portal UOL, a aquisição promoverá uma superconcentração tanto nas linhas domésticas quanto nas de longo curso. O impacto é ainda mais evidente na cabotagem, já que a Aliança e a Mercosul Line (forte aliada da Maersk) detém 80% da capacidade total em Teus. No transporte de longo curso, a participação dos dois grupos no volume de cargas da Costa Leste da América do Sul é de 36%.

Decisão de venda

A Hamburg Süd está participando no processo de consolidação do setor de transporte de contêineres, acarretando investimentos vultuosos que dificultam o equilíbrio de distribuição entre as várias atividades do Grupo Oetker. Dessa forma, os sócios do Grupo decidiram transferir a Hamburg Süd para outro proprietário.

Para August Oetker, Presidente do Conselho Consultivo do Dr. August Oetker KG (holding de gestão do Grupo Oetker), apesar da difícil decisão de venda, a escolha pela Maersk Line foi a melhor. “A Maersk desenvolverá a Hamburg Süd e preservará o que a marca, toda a organização e uma força de trabalho altamente dedicada representam: serviços logísticos confiáveis e de alta qualidade para nossos clientes”, pontua.