LogTalk LogTalk

Logística de varejo e mercado de trabalho são os destaques da MundoLogística

Publicado em 11/09/2015

O varejo é um importante elo entre os diversos segmentos industriais e grupos de consumidores, sendo um elemento necessário para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) de um País. Em 2014, o comércio varejista representou cerca de 12% do PIB brasileiro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, nesse cenário, para que a logística possa agregar valor a qualquer negócio, deve-se colocar o produto certo, no lugar correto e na hora desejada.

A forma de comprar os produtos também tem se alterado, com o decorrer dos anos, deixando de ser uma compra meramente em lojas físicas, passando para o mundo virtual do e-commerce. Diante disso, o conceito de omni-channel precisa estar mais presente na estratégia dos varejistas, no qual se insere um conjunto integrado de canais, entre eles as lojas físicas, as mídias digitais e sociais, os catálogos e os call centers.

Pensando no quanto a logística se tornou preponderante nesse processo, a nova edição da Revista MundoLogística traz três artigos sobre o tema. O primeiro sobre os desafios da logística no varejo, o segundo sobre a participação da logística para a evolução do varejo e o terceiro sobre a lucratividade do conceito omni-channel em quatro etapas.

Nessa edição, também, a reportagem especial aborda o concorrido mercado de trabalho em logística e Supply Chain, no qual o número de vagas tem diminuído em mais de 50%, devido à crise, e o de pessoas buscando uma recolocação triplicou. Porém, o que é preciso para se manter no mercado ou buscar uma recolocação? Quais as competências e capacitações que as empresas estão buscando em um profissional de logística? Como estar apto a ingressar na área de logística de uma empresa? Esses e outros questionamentos são respondidos nessa reportagem.

A revista está bem completa e traz outros artigos, como o caso de sucesso da Basf no transporte de heavy lifts, o case de pontos de apoio na distribuição urbana de bebidas, a gestão da cadeia de demanda, a logística reversa, a prevenção de perdas na cadeia de suprimentos, entre outros assuntos.

Para mais informações, acesse www.revistamundologistica.com.br.