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Log-In mostra como diversos segmentos da indústria podem ir mais longe, por meio da cabotagem, na 22ª Intermodal

Publicado em 05/04/2016

 Melhor custo-benefício para distâncias acima de 1.000 km e maior segurança das cargas são algumas das vantagens oferecidas pelo modal 

Quais as oportunidades para a cabotagem no atual cenário econômico? Na 22ª edição da Intermodal South America, que ocorre entre 5 e 7 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a Log-In mostra os benefícios que o modal oferece para diferentes segmentos. “Na indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, a cabotagem pode reduzir significativamente o custo do frete, em longas distâncias, em relação ao valor cobrado no transporte rodoviário”, afirma o diretor Comercial da Log-In, Márcio Arany.

Para os eletroeletrônicos, principais alvos de roubos de carga nas estradas, a cabotagem proporciona maior segurança dos produtos, o que reduz esse tipo de ocorrência. Nesse segmento, a Log-In foi reconhecida em 2015 como a melhor prestadora de serviços logísticos do País, quando obteve o 1º lugar no 15º Prêmio Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), indicada por cerca de 300 profissionais de logística das maiores indústrias do Brasil.

Manter a integridade dos produtos durante o transporte é essencial para diversos setores, como construção civil, químicos e petroquímicos. Por meio dos navios porta-contêineres, o índice de avarias também pode ser reduzido. “O transporte marítimo via contêineres é a maneira mais segura que existe para o transporte de cargas. Eles evitam acidentes e prejuízos comuns ao manuseio direto dos produtos”, explica Arany.

Entre os navios porta-contêineres utilizados pela Log-In, nesse tipo de transporte, está o Log-In Jequitibá, lançado ao mar em dezembro de 2015. A embarcação, com capacidade de até 2.808 TEUs e cerca de 38 mil toneladas de porte bruto, foi projetada considerando as características dos principais portos brasileiros. O navio possui motor de alta eficiência e baixa emissão de CO2, além de estrutura para transporte de contêiner de elevado peso e refrigerados, com 200 tomadas para contêineres frigoríficos.

Mesmo com o panorama de retração econômica, os volumes de cabotagem da Log-In apresentaram crescimento de 4%, em 2015, em relação a 2014, totalizando 149 mil TEUS. O modal representa, ainda, apenas 9,6% da matriz brasileira de transporte, o que demonstra o seu potencial de crescimento. Nesse cenário, a estratégia da Log-In para conquistar o mercado e fidelizar os clientes está associada ao nível de serviço. O índice de desempenho na aderência diária das coletas e entregas rodoviárias da Log-In atingiu 98%, no último trimestre do ano passado.

Portal de Relacionamento com o Cliente: monitoramento da coleta à entrega
O Portal de Relacionamento com o Cliente, lançado pela Log-In em 2014, é uma das soluções oferecidas pela empresa. Além do rastreamento do trajeto da carga, da coleta à entrega, a ferramenta online permite fazer o pedido diretamente via internet. O Portal faz parte da estratégia da empresa de elevar continuamente a qualidade e a competitividade do serviço de cabotagem.

Espaço do Cliente: desmistificando a cabotagem
Durante a Intermodal, o site da Log-In ganha o Espaço do Cliente, área dedicada aos clientes e aos interessados em entender melhor os procedimentos para o transporte via cabotagem. Os visitantes do site poderão obter, a partir de um menu simplificado, informações sobre como realizar o primeiro embarque, a documentação necessária, a programação dos navios, entre outros itens. A ideia é apresentar, de forma objetiva, os procedimentos para embarcar, utilizando o modal, além de facilitar a navegação no site, agrupando informações para um público específico.