LogTalk LogTalk

Linx Logística moderniza CD da FOLIC maximizando capacidade e aumentando a produtividade

Publicado em 28/06/2011

Após o projeto, a empresa conquistou uma melhor organização, redução de perdas, aumento de produtividade e maior acuracidade nos processos de separação de pedidos. Além disso, apresentou um crescimento de 100% na capacidade de armazenagem de itens em caixas e de 50% na capacidade de armazenar produtos em cabides. Espera-se ainda um aumento de 90% na capacidade de recebimento e expedição 

Com o objetivo de obter maior controle sobre as operações do seu Centro de Distribuição, bem como aumentar a capacidade de movimentar e armazenar mercadorias, a FOLIC, que atua há mais de 26 anos no mercado da moda, apoiou-se no know-how da Linx Logística para modernizar sua infraestrutura de distribuição. Especializada em logística interna, a Unidade de Negócios do Grupo Linx foi responsável pelo levantamento dos processos existentes e reestruturação da operação do CD da FOLIC, localizado no Rio de Janeiro, em uma área de 840 metros quadrados. 

Segundo José Renato Garcia, diretor comercial da FOLIC, quando se iniciou o projeto, além de equipamentos inadequados, não existia um layout apropriado, nem uma definição clara de processos. Esse cenário tornava a operação mais morosa e improdutiva. "Tínhamos a necessidade de rearranjar fisicamente o estoque de acordo com os novos critérios propostos de picking, separação, bipagem, endereçamento e rotas", explica. 

O trabalho desenvolvido pela Linx Logística, baseado nas melhores práticas do mercado, incluiu a reorganização do CD, mudança de layout e implementação de novos equipamentos de armazenagem. Entre os resultados alcançados estão um layout totalmente reestruturado, a organização operacional e funcional do CD, a otimização dos processos e um crescimento de 100% na capacidade de armazenagem de itens em caixas e de 50% na capacidade de armazenar produtos em cabides. Além disso, o CD da FOLIC terá uma capacidade estimada de receber e expedir produtos cerca de 90% superior. 

"Com uma melhora no fluxo e revisão de processos sugeridos, os produtos que antes eram controlados no recebimento, no controle de qualidade e na entrada do estoque, passaram a ter um controle único", explica Garcia. "Tínhamos uma estrutura para encabidados adaptada e agora, com a utilização de equipamentos adequados, conseguimos alcançar nossa meta de crescimento da capacidade. As caixas de embarque também foram tiradas do chão e transferidas para uma estrutura que aproveitou melhor o espaço aéreo", complementa. 

Além dos benefícios citados acima, espera-se ainda obter outros ganhos, como por exemplo, melhor organização, redução de perdas, aumento de produtividade e maior acuracidade nos processos de separação de pedidos. 

A Linx Logística projetou e dimensionou as áreas internas do CD e especificou as soluções e os equipamentos para movimentação e armazenagem de produtos, como estruturas para mercadorias encabidadas, prateleiras para caixas e sistemas de movimentação. Além disso, a Linx Logística definiu a estrutura de recursos humanos necessária para conduzir, com sucesso, a operação logística. 

A FOLIC nasceu no Rio de Janeiro e conta atualmente com 53 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil. Com o crescimento constante por meio de diversos canais de vendas, a marca encerrou 2010 com 35 lojas próprias, 16 franquias e nove representantes de vendas localizados em Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Salvador, Curitiba, Blumenau, Porto Alegre, Vitória e São Paulo. 

A Linx Logística, especializada em logística interna, desenvolve soluções integradas para otimizar os processos de movimentação, armazenagem e separação de pedidos, por meio de consultorias, locação, comercialização e implementação de equipamentos. Distribui com exclusividade no Brasil os produtos da marca espanhola Mostoles Industrial e das marcas holandesas Distrisort e Ambaflex. Possui clientes como Zara, Casas Bahia, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, C&A e Leader.