ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 




“Intralogística Conectada” apresentou benefícios da parceria entre Linde, Still, Dematic e Águia Sistemas

Publicado em 27/08/2018

No evento, convidados fizeram visita guiada pela fábrica da Kion, conhecendo as soluções aplicadas em grandes clientes

Dez meses após anunciarem um acordo inédito de cooperação comercial, as marcas Linde, Still, Dematic e Águia Sistemas apresentaram resultados desta parceria ao mercado, no evento “Intralogística Conectada”, que foi realizado na fábrica do Grupo KION, em Indaiatuba, nos dias 14, 15 e 16 de agosto. Além de uma vista guiada por gates, onde foram demonstradas as diversas soluções integradas, o evento contou com palestra exclusiva do economista e apresentador Ricardo Amorim, da Globo News.

Firmado em outubro do ano passado, o acordo comercial entre essas empresas formalizou uma união que já vinha ocorrendo nos últimos anos, com a oferta de soluções integradas entre as fabricantes de empilhadeiras e equipamentos de movimentação Linde e Still, a desenvolvedora de tecnologia de automação Dematic e a Águia Sistemas, que atua na construção e estrutura interna dos armazéns.

“A partir deste acordo, passamos a contar com uma equipe interdisciplinar, especialista nos negócios das quatro empresas, e desenvolvemos os projetos em conjunto, desde a terraplenagem até a operação do armazém. Os clientes podem acompanhar o projeto com apenas uma interface (um gerente respondendo pelas três empresas) e têm todas as soluções dentro do conceito one-stop-shop (todas as compras no mesmo lugar)”, completa Adriana Firmo, diretora da Linde e Still.

João Ribas, diretor comercial da Águia Sistemas, conta o que levou os provedores logísticos a unirem esforços. “Percebemos que, muitas vezes, o cliente não conta com a melhor solução final de armazenagem quando os fornecedores de sistemas e equipamentos atuam de forma totalmente isolada em seus projetos”, relata.

“Agora, com esta parceria, nossos consultores apontam, em um único projeto, qual a melhor solução em termos de estruturas, de software de automação e de equipamentos de movimentação para cada armazém”, explica Márcio Lopes, diretor de Negócios da Dematic.

A parceria entre estes provedores logísticos já funciona em grandes empresas como Martins, Tramontina, Piraquê, Mundial Logistics e Ypê. Para todos estes clientes foram desenvolvidas e implantadas soluções que otimizam a operação, com alta performance, uso racional de mão-de-obra e redução de custos operacionais e de espaços físicos, além de suporte de serviços de qualidade.

Os principais produtos e serviços implantados nesses clientes são estruturas de armazenagem, equipamentos de movimentação de caixas (transportadores e sorters/separadores), equipamentos de movimentação de paletes (transportadores de corrente, roletes e elevadores), transelevadores, miniload, robôs paletizadores e sistema de gerenciamento de armazenagem WCS.

Programação do evento
O evento “Intralogística Conectada” apresentou a um grupo de 600 convidados como essas soluções integradas vêm produzindo ganhos operacionais e econômicos para os clientes.

Os convidados foram transportados de São Paulo à fábrica do Grupo Kion em Indaiatuba, onde foram recebidos com um welcome coffee. Em seguida, assistiram a uma palestra sobre a revolução da Logística 4.0, com equipamentos e sistemas cada vez mais conectados e inteligentes.

A visita pela fábrica foi dividida em seis gates, onde foram demonstradas todas as soluções da Intralogística Conectada. As etapas foram percorridas em parte pela manhã e à tarde, com intervalo para almoço. Veja as apresentações de cada gate:

Gate 1: Energia e Equipamentos Elétricos

Foram apresentadas as características dos equipamentos elétricos, comparados às de combustão interna, que estarão expostos no local. Em seguida, houve uma introdução aos diferentes tipos de cargas e apresentação das características de baterias chumbo-ácida e Lítio Ion, que também estavam em exposição, com os respectivos carregadores de energia. Especialistas estavam no local também para tirar dúvidas.

Gate 2: Automação

Os visitantes receberam informações sobre a gama de produtos autônomos Linde e Still, como características gerais e benefícios. E conheceram a linha de produtos IGO Easy, Remote e Neo, podendo tirar dúvidas com os expositores.

Gate 3: Inovação

Nesse gate, foram apresentadas as inovações relacionadas a controles de equipamentos e segurança operacional. Os convidados conheceram os programas de gerenciamento de frota com suas funcionalidades possíveis e relatórios, Sistema “Active Load System - ALS“, Indicador de carga, Sistema de posicionamento de coleta e armazenagem de carga e monitoramento por câmeras.

Gate 4: Armazenagem7

Foi apresentado um sistema de Drive In e discutida com os convidados a questão da adaptação das empilhadeiras. Este gate contou com uma maquete, com exemplos de diversas estruturas como: mezanino, flow rack, mini porta pallet, dinâmico, porta pallet, transelevador, mini load e transportadores com sistema de paletização. Foi apresentado também o sistema de porta pallet com autoportante, onde os visitantes puderam avaliar as vantagens e desvantagens do uso do sistema convencional versus autoportante.

Gate 5: Picking Fracionado

Os convidados conheceram a solução e gestão para transporte, separação e distribuição de pedidos fracionados, com uma demonstração de operação. Os produtos foram acondicionados em caixas no flow rack com displays de luz que acendiam indicando endereço/quantidade. Os itens eram colocados em caixas clientes para separação. E quando o pedido estiver completo, a caixa seguia automaticamente para o percurso. Estas operações foram acompanhadas pelo monitor do WCS.

Gate 6: Picking Caixa Fechada

Foi apresentado um sistema de Push Back, com transportador de pallets motorizado no nível inferior. Ao lado, havia um sistema de transportador de pallets com corrente e mesa de transferência.

Palestra de Ricardo Amorim

Após conhecer de perto todas as soluções da Intralogística Conectada, os convidados assistiram a uma palestra exclusiva do economista e apresentador Ricardo Amorim, do programa Manhattan Connection da Globo News. Ele falou sobre as “Perspectivas do Brasil em 2019”, para os grupos de convidados nos três dias de evento.

 

Veja também: