Assinatura Premium Assinatura Premium

Laquila adota WMS da Inove Tecnologia para automatizar logística

Publicado em 14/09/2016

Sistema contribui para controle de 100% do estoque e permite decodificar produtos quanto ao histórico de fabricação

 

No início deste ano, a Laquila, maior importadora e distribuidora de peças e acessórios do segmento de duas rodas no Brasil, implantou o sistema WMS - Warehouse Management System, da paranaense Inove Tecnologia, para, em primeiro lugar, melhorar o sistema de gestão de seu armazém. A empresa optou pela ferramenta, que possui interface com o ERP - Enterprise Resource Planning existente, eliminando  processos manuais e garantindo maior confiabilidade à operação.

Com dois centros de distribuição, um no Paraná e um no Ceará, a empresa investiu R$ 245 mil em dois anos para implantar e personalizar o sistema, a fim de maximizar o uso do espaço dos armazéns, aumentar a produtividade e qualidade do serviço, e ainda, garantir mais agilidade e a eficiência operacional.

A nova tecnologia, que foi personalizada para a empresa, contribuiu para um ganho de 30% no tempo dos processos, como separação, conferência e expedição. Mas, em relação ao controle e precisão, a empresa ganhou em 100%. “Com o sistema, conseguimos eliminar o erro humano de contagem ou erro na separação do produto, por exemplo. A partir de agora, tudo é separado e conferido por meio do leitor de código de barras interligado ao sistema ERP”, explica o gerente de logística, Jean Badelhuk.

Nas funções do WMS utiliza-se tecnologias de Auto ID Data Capture como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio, que monitoram eficientemente o fluxo dos produtos. Um exemplo disso é a fabricação dos capacetes da marca própria Motosky. São fixados nas peças o selo do INMETRO que é transformado em um código de barras sincronizado ao sistema WMS. “Com o selo é possível controlar a logística, garantir a qualidade e segurança do produto, mas também, nos ajuda localizar todo seu histórico de fabricação”, conta o gerente de produção, Gilberto de Oliveira.