LogTalk LogTalk

Lançamento do Livro Projeto de Centros de Distribuição

Publicado em 08/08/2011

Elsevier lança livro sobre projeto de Centro de Distribuição, de autoria de Darli Rodrigues Vieira e Michel Roux

No competitivo ambiente de negócios atual a gestão da cadeia de suprimentos ocupa papel central. Os Centros de Distribuição (CDs) são, dentro dessa cadeia, peça fundamental. A boa gestão e operação logística garante ganhos de margem que diferenciam as empresas suportando planos de marketing, vendas e a operação eficiente no crescente mercado de e-commerce. 
Neste livro os autores, conhecidos pesquisadores e consultores internacionais, estruturam uma abordagem que orienta o projeto das instalações e da organização de CDs, desenvolvendo um estudo lógico e abrangente das funções de estocagem necessárias às novas exigências empresariais e descrevendo as grandes famílias de soluções disponíveis. 

Estruturado em oito partes o conteúdo informações críticas para o sucesso do projeto do CD. A parte 1 desenvolve e analisa as diferentes soluções (metodologias) de projeto de CDs adotadas no mercado brasileiro. A parte 2, detalha o projeto da parte física do CD, caracterizando as decisões necessárias (número de CDs, restrições de operação etc), os dados estáticos(famílias logísticas, artigos etc), dimensionamento estático das necessidades (volumetria, sazonalidade etc) dados dinâmicos (fluxos de chegada e saída, preparação dos pedidos etc) e dimensionamento dinâmico (cálculo do fluxo, períodos etc). O projeto das diferentes áreas funcionais do CD constitui a parte 3. Os equipamentos estáticos e móveis caracterizam a discussão da parte 4, explicitando o problema da estocagem móvel e a estocagem dinâmica, assim como as soluções de empilhadeiras e os cálculos operatórios. Na parte 5 problemas como riscos potenciais, choque, incêndio e explosão são tratados visando garantir o nível de serviço estabelecido. Na parte 6 é desenvolvido um método de melhoria rápida das funcionalidades dos CDs, analisando a racionalização do estoque, a otimização dos trajetos e definindo regras práticas para ajudar na implantação do projeto de melhoria. A parte 7 discute a transferência do CD sob aspectos e razões objetivas, destacando questões como descontinuidade e continuidade de operações e documento de especificação da transferência. Finalmente, a parte 8 discute brevemente a questão do fazer ou fazer fazer das operações logísticas sob a ótica do CD. Problema clássico na área de operações e que pode ter diferentes respostas dependendo da estratégia de negócio adotada. 
Escrito de maneira clara e didática, oferecendo uma metodologia objetiva para avaliar e projetar os CDs, este livro é um recurso fundamental para todos envolvidos na moderna gestão da cadeia de suprimentos.

Para mais detalhes sobre o livro, clique aqui.