LogTalk LogTalk

Kimberly-Clark investe R$ 100 milhões em fábrica e CD no Nordeste

Publicado em 04/01/2012

A Kimberly-Clark Brasil anuncia a instalação de sua primeira fábrica na região Nordeste e a quinta no país. A nova fábrica e o Centro de Distribuição serão construídos no município de Camaçari, próximo ao Polo Petroquímico e de Salvador, com investimentos iniciais de R$ 100 milhões. A unidade será responsável pela produção das principais categorias da empresa – como absorventes, fraldas infantis e papéis higiênicos – para o Nordeste. Atualmente a empresa conta com quatro plantas e três Centros de Distribuição, localizados no Sul e Sudeste do país.

“A nova fábrica é estratégica para a expansão dos negócios no eixo Bahia-Maranhão. O Nordeste tem grande potencial: nos últimos dois anos, as vendas cresceram 30% na região. A unidade Camaçari consolida nosso interesse em investir cada vez mais nesse mercado, e pretendemos ampliar nossa presença nos próximos anos”, destaca o presidente da Kimberly-Clark, João Damato.

Para definição do local da nova unidade, a Kimberly-Clark realizou um amplo estudo sobre o mercado consumidor, disponibilidade de malha logística, localização de fornecedores, aspectos ambientais – como a emissão de CO2 ao longo da cadeia –, aspectos fiscais e disponibilidade de mão de obra qualificada. Levando em consideração todas essas variáveis, concluiu-se que a região oferecia excelentes oportunidades para a construção da fábrica. 

Também pesou na decisão da Kimberly-Clark a recém-anunciada instalação do Polo Acrílico em Camaçari, que produzirá importante insumo utilizado na fabricação dos seus produtos. Assim, a companhia se constitui na primeira empresa de terceira geração a decidir instalar-se na região atraída pelo anúncio.

Com isso, o novo Centro de Distribuição de Camaçari passa a ser o principal ponto de partida de abastecimento para todos os nove estados da região.