Assinatura Premium Assinatura Premium

Kian projeta armazém com uso exclusivo de empilhadeiras Combilift

Publicado em 11/04/2017

Novo centro de distribuição fica em São Gonçalo (RJ) e foi projetado visando eliminar problemas que limitavam a operação logística

O novo centro de distribuição da Kian Iluminação, especialista produtos e acessórios de iluminação para todo o Brasil, foi projetado para operar exclusivamente com empilhadeiras CombiAM, da Combilift. O motivo da escolha se deu pelo bom desempenho dos equipamentos em locais de espaço reduzido. Inaugurado em 2016, o CD tem 10 mil m2, 15 metros de pé direito, 24 docas de expedição e opera 24 horas por dia.

A equipe de logística da Kian, comandada pela gerente Flávia Abud Vieira, projetou o novo centro de distribuição visando eliminar problemas que limitavam a operação logística. Entre os obstáculos estavam a perda de materiais, espaço reduzido de armazenagem comprometido por uma verticalização pouco otimizada (porta-paletes e blocagem) e equipamentos de movimentação que exigiam corredores de trabalho de 2,80 m ou mais.

“Ao projetar este CD, fizemos um estudo detalhado tanto das estruturas de armazenagem ideais para estocar cargas paletizadas, bobinas e tubos, quanto dos equipamentos de movimentação que poderiam proporcionar eficiência e segurança sem exigir grandes espaços para operar dentro do armazém”, conta Vieira.

No novo CD, o blocado foi abandonado, dando lugar a estruturas porta-paletes, porta-bobinas e cantileveres. Os tubos, que antes eram armazenados em pátio aberto e sofriam corrosão, quebra ou envergamento, agora são estocados em área específica dentro do novo CD, eliminando essas avarias. O índice de quebra de lâmpadas foi reduzido a 0,002%.

A Kian tem em sua área de armazenagem 21 mil posições-paletes, contra menos de 10 mil posições da instalação anterior, o que permite armazenagem de até 500 contêineres de produto. O WMS implantado em 2013 que apresentava pouca acuracidade por conta da organização confusa do armazém anterior agora é plenamente utilizado para o controle de estoques – o primeiro inventário possível feito pela Kian ocorreu no novo CD, em outubro de 2016, em apenas dois dias.

Movimentação exclusiva
Os equipamentos de movimentação do CD da Kian foram adquiridos para priorizar a área de armazenagem, operando no menor espaço possível em meio às estruturas de estocagem. Antes mesmo da construção do novo CD, as empilhadeiras articuladas CombiAM foram escolhidas por oferecerem a possibilidade de trabalho em corredores com 2 metros.

A gerente de logística Flávia Vieira Abud destaca que as empilhadeiras articuladas CombiAM oferecem robustez, fácil manobrabilidade e operação com cargas de diferentes formas. “A carga paletizada fica em corredores de 2,05 metros de largura e as empilhadeiras a combustão operam no pátio. A maneira como o armazém foi planejado nos garantiu aumento de densidade na estocagem com um ganho de 25% de capacidade e de disponibilidade de atendimento no recebimento de carga, atualmente 12 contêineres por dia, contra dois na estrutura anterior”, explica.