LogTalk LogTalk

Kacyumara moderniza sua produção com ORTEMS APS

Publicado em 10/06/2014

A Kacyumara, indústria têxtil com sede em Americana, São Paulo, está implantando com a G2A o ORTEMS APS, software para planejamento e programação da produção com capacidade finita


O supervisor de Tecnologia da Informação da Kacyumara, Ely Polido, relata que atualmente a programação da produção é realizada com base nos pedidos e histórico de vendas e que são necessários diversos relatórios e planilhas para gerenciar uma programação.   O profissional salienta as dificuldades no gerenciamento da produção e na organização dos processos intermediários, que são realizados por facções. “Os analistas de PPCP controlam todo o sincronismo da fábrica de forma manual, ou seja, uma decisão muito importante de onde atribuir a carga de produção é realizada sem o auxílio de uma ferramenta adequada que permita uma visão de todo o processo produtivo”.

Polido revela os principais problemas que levaram a empresa a buscar um software APS, entre eles: a falta de visibilidade do comercial em identificar possíveis atrasos em função da programação da fábrica, com toda a complexidade e as várias restrições inerentes ao processo produtivo. Afinal, é fundamental ao comercial a possibilidade de visualizar e negociar datas de entrega confiáveis com os nossos clientes. Além disso, o elevado nível dos estoques e a dificuldade para identificar e controlar os gargalos produtivos de forma mais dinâmica.

Após analisar três soluções de APS, a Kacyumara optou pelo ORTEMS APS.

“Precisávamos de um software que pudesse suprir as dificuldades no planejamento e programação da nossa produção e que pudesse se ajustar ao nosso processo produtivo. O ORTEMS tem um MRPII integrado, é muito amigável ao usuário e possui grande facilidade de integração com outros sistemas. A interface de integração será gerenciada pela própria equipe de TI da Kacyumara. Além disso, fomos rapidamente atendidos pela G2A que demonstrou conhecimento em chão de fábrica já na primeira reunião que fizemos”, explica Polido, sobre os motivos da escolha pelo ORTEMS.

O ORTEMS visualizará a carteira de pedidos comerciais, ordens de compra em andamento, ordens de produção em andamento e estoques intermediários e, com base nestes e outros dados, fará a geração de novas ordens de produção. Após esta etapa, todos os recursos produtivos serão sequenciados e sincronizados com capacidade finita, permitindo-nos inclusive gerenciar melhor a compra das matérias-primas. As consultas online da programação da fábrica permitirá simular e comparar diferentes cenários, possibilitando ao PPCP responder com precisão as datas de entregas de todos os pedidos. Teremos uma visão gráfica completa do todo o processo de fabricação”.

O projeto ainda está em fase de implantação mas a empresa está muito confiante. A equipe de PPCP já visualiza os potencias de ganho. “Há muita expectativa com ORTEMS, principalmente no aumento do nível de atendimento aos clientes, redução dos estoques, redução dos custos de produção e melhor utilização dos recursos produtivos”, finaliza Polido.

O valor do investimento no ORTEMS APS não foi revelado.