ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Promo Caneca Natal

 

Landing Gestão de CDs


Jamef investe em sistema para prevenir roubo de cargas

Publicado em 23/02/2017

Diante das estatísticas em território nacional, a empresa buscou uma solução para equilibrar segurança e produtividade

Roubo de cargas é um problema enfrentado pelas transportadoras brasileiras há algum tempo. Em 2015, um levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC& Logística) apontou que o país registrou mais de 19 mil roubos de cargas, com um prejuízo recorde calculado em R$ 1,12 bilhão. Somente o Sudeste concentrou 85,76% dos casos, sendo que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram as maiores altas no índice.

Para contornar a estatística, a Jamef, empresa de transporte de cargas, tem implantado uma série de sistemas, treinamentos e processos para coibir esse tipo de ocorrência e garantir a segurança tanto das cargas quanto dos colaboradores. Para tal, foi desenvolvido um software de apoio à gestão que acompanha on-line as viagens de transferências e rastreia os veículos em trânsito. Com essa solução, a empresa obtém informações sobre os percursos realizados e se estão em conformidade com as previsões de chegada, o que permite a definição de estratégias eficazes para o descarregamento e distribuição das cargas nas filiais.

Para o diretor de operações da empresa, Pedro Maniscalco, o maior diferencial da Jamef é o transporte de carga com agilidade e segurança. “Por isso temos investido fortemente no treinamento de nossos colaboradores, em novas tecnologias, infraestrutura e processos. Atuamos para que nossos clientes possam ter cada vez mais a certeza de que sua carga chegará no prazo e em perfeitas condições em qualquer localidade do Brasil”, afirma.

Estrutura
A frota da Jamef é 100% rastreada via satélite. Por meio de um sistema, todas as mercadorias são identificadas com uma etiqueta com código de barras exclusivo, facilitando o rastreamento e monitoramento exatos da carga. Sempre que necessário, os veículos são escoltados desde a coleta até a entrega para maior proteção do transporte em áreas de risco.

Além dos sistemas implementados, os motoristas passam por uma série de treinamentos para reduzir o risco de ocorrências, como orientações sobre paradas, forma de direção, uso adequado dos equipamentos etc. A Jamef conta também com uma Central de Gerenciamento de Riscos 24 horas.

 

Veja também: