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Investimento em transporte para alta nos negócios é tendência em 75% das empresas, segundo DHL

Publicado em 19/11/2018

Evolução no setor ganha força com o crescimento do comércio eletrônico, a urbanização dos mercados e tendências como as soluções analíticas de big data e digitalização

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A DHL divulgou um estudo sobre logística via transporte terrestre. O relatório revela que a evolução acelerada do setor está mudando a maneira de pensar das empresas ao adquirir suas soluções de transporte. A pesquisa global, realizada com profissionais que contratam serviços de transportes e profissionais de operações, revelou que 75% das empresas acreditam que o investimento em transportes pode influenciar diretamente no crescimento dos negócios.

The logistics transport evolution: the road ahead” (“A evolução do transporte logístico: a estrada à frente”, em português) é um relatório da DHL Supply Chain que usa os dados coletados pela Lieberman Research Worldwide LLC (LRW) para identificar os fatores que estão impactando a logística via transporte terrestre e como a indústria está se adaptando à nova fronteira de soluções disponíveis. O relatório constatou que cada vez mais, em todos os setores e regiões, as empresas enxergam o transporte terrestre como mais do que uma simples commodity tática, sendo que 71% já o consideram como um componente estratégico de seus negócios. As empresas concordam que há uma correlação direta entre o transporte terrestre e o desempenho nos negócios.

Javier Bilbao, líder global de Transportes e CEO América Latina da DHL Supply Chain, diz que o transporte é um aspecto crítico do ambiente mundial de negócios. “Esses resultados indicam que empresas de todos os setores e mercados estão começando a reconhecer também seu valor estratégico. Realizamos este estudo para ter uma visão exata do que as empresas esperam de seus provedores de serviços de transporte, no presente e no futuro.” Segundo ele, a pesquisa aponta que os clientes estão buscando soluções completas com alcance global que ofereçam ferramentas para resolução de uma série de problemas e requisitos de transporte.

Mudanças globais no ambiente de negócios foram identificadas como revolucionárias para o cenário do transporte terrestre. Em particular, o crescimento exponencial do comércio eletrônico e suas implicações no atendimento foi um fator identificado por 65% das empresas como causador de impactos significativos em suas cadeias de suprimento, a serem sentidos ao longo dos próximos um a dois anos.

“De acordo com as descobertas da nossa pesquisa de digitalização, a tecnologia será fundamental para atravessarmos essa nova era do transporte terrestre”, diz Bilbao. Ele ressalta que a capacidade da IA (Inteligência Artificial) e das soluções analíticas de dados de gerenciar o perfil do pedido e os padrões de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos mostram que esses recursos passaram a ser vistos como serviços essenciais.

Demandas de cada mercado

Embora essa mudança na dinâmica do setor esteja sendo observada em todas as regiões, nota-se certa variação também em função da maturidade do mercado e das demandas impostas às transportadoras por suas bases de consumidores. Na América Latina, por exemplo, a consideração prioritária na escolha de um fornecedor de transportes terrestres é a entrega dentro do prazo, enquanto na Europa, onde o mercado é mais maduro, a otimização de redes é o foco principal das transportadoras.

No Brasil, o cenário é bastante semelhante, mas traz algumas peculiaridades. “Devido às suas dimensões continentais e diversidade climática por região, o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, dentre eles falta de segurança e infraestrutura adequada à demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos”, diz diretor de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, Fábio Miquellin. Ele também aponta fatores como a complexidade do sistema tributário e a grande concentração de empresas/industrias na região Sudeste do país como elementos que fazem crescer a necessidade por soluções competitivas e inovadoras.

O executivo explica que o processo de inovação em transportes no Brasil está em estágios iniciais, mas já apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de eficiência. “Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitalização de processos e machine learning na área de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avançando constantemente no uso e implementação diária destas ferramentas em nossos processos, além de já trabalharmos com equipamentos semi-autônomos e uso de realidade aumentada para treinamentos.”

Outro item, não menos importante, mapeado no setor de transportes é a crescente exigência de alguns clientes pelo controle e redução de emissão de carbono no meio ambiente. “Como na DHL temos como meta ‘zerar’ a emissão de carbono até 2050, já temos em nossa frota veículos elétricos dedicados em algumas de nossas operações”, ressaltou Fábio Miquellin.

Na pesquisa, fatores mais amplos da sociedade como um todo também foram destacados como desafios relacionados: 61% das empresas, por exemplo, citaram o aumento da urbanização como um fator que impactará significativamente seus negócios no futuro. A tecnologia - e sua capacidade de ajudar a gerenciar esse complexo ambiente - é cada vez mais vista como um requisito padrão para as 3PLs: mais de dois terços (67%) das empresas acreditam que as soluções analíticas de big data e a inteligência artificial (IA) são serviços essenciais a serem oferecidos pelas 3PLs às empresas clientes.