LogTalk LogTalk

InTouch lança aplicação android para a visualização de cargas em tempo real

Publicado em 08/04/2016

Sistema logístico InTouch-POD introduz uma nova maneira de acompanhar e documentar entregas via smartphone, com a captura de assinaturas eletrônicas, prova de entrega e até imagens em tempo real de congestionamentos na via

A InTouch Solution, empresa startup voltada à inovação em soluções logísticas, anunciou o desenvolvimento do InTouch-POD, um novo tipo de aplicação mobile capaz de planejar, rastrear e documentar, em tempo real, o status atual de cargas ou malotes, desde a origem até o destino. O InTouch-POD surge para proporcionar uma nova experiência de usuário para esse tipo de atividade e é ideal para empresas de distribuição interessadas em acompanhar, em tempo real e com recursos de realidade aumentada, a movimentação dos veículos e a situação das entregas instante a instante.

A partir da autorização da distribuidora, o cliente final da entrega também pode visualizar o deslocamento de sua carga, por meio de mapas dinâmicos e obter informações adicionais, como eventuais desvios de rota e previsão do prazo de chegada. Um painel de controle centralizado conecta todos os veículos ao sistema de gerenciamento do InTouch-POD, oferecendo visualização integral da frota e de cada veículo em particular, inclusive, com visões detalhadas ou at a glance do desempenho do negócio.

Outra novidade exclusiva do InTouch-POD está na ferramenta de roteirização e planejamento de entregas, que se integra ao sistema de mapas e a indicadores variáveis, como o histórico de consumo de combustível em determinadas rotas ou as taxas de engarrafamento das vias por horário, dia da semana ou datas especiais.

Diferentemente dos sistemas convencionais baseados apenas em geo-rastreamento de veículos e softwares de retaguarda, o InTouch-POD explora diversos recursos avançados dos atuais smartphones, proporcionando uma interface intuitiva e rica em informações em diversos formatos, como fotografias da carga, do veículo ou da via de tráfego, imagens documentais da chegada da carga ao destino, informações codificadas em código de barras, QR-Code ou assinaturas eletrônicas.

“Em vez de apenas enviar uma mensagem de texto, informando a chegada da entrega, o condutor pode até fotografar o fardo sendo recebido na portaria do cliente, ou ainda, capturar de forma eletrônica a assinatura do recebedor”, afirma o diretor da InTouch Solution, José Antonio Mazzoni.

O InTouch-POD elimina, também, os custos de ligação telefônica entre o condutor e a base, valendo-se de um canal de comunicação exclusivo (semelhante ao WhatsApp) e dispõe de recursos para a programação inteligente de cargas, como visualização e sugestão da melhor rota a ser realizada.

A instalação do sistema é simples e com baixa exigência de treinamento para os gestores e usuários de campo. Toda a configuração básica é feita de forma quase integralmente automática a partir do download da aplicação, mas a InTouch oferece consultoria pré-vendas, implantação assistida e suporte técnico permanente.

Em sua fase de desenvolvimento, que demandou cerca de dois anos, o InTouch-POD já vem sendo empregado com sucesso em empresas de diferentes perfis e diferentes portes. Uma delas é uma distribuidora de grande porte, que está concluindo a homologação do produto. A outra é uma empresa de motofrete, que já adotou o InTouch-POD para o controle inteligente dos malotes.