ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 




Intelipost realiza evento sobre Blockchain para o mercado logístico

Publicado em 05/11/2018

Com o apoio da Oracle e Abralog, o Logistics Tech Challenge reuniu empresas do mercado para desenvolver, em conjunto, uma solução inovadora usando Blockchain

Intelipost evento blockchain logística abralog oracle

A Intelipost, em parceria com a Oracle e a Abralog (associação brasileira de logística), organizou a primeira edição do “Logistics Tech Challenge”, uma maratona de mais de 48 horas de programação. O objetivo do evento é criar uma solução inovadora de Blockchain que pode revolucionar a maneira como o rastreamento de cargas funciona hoje.

Os 50 participantes do evento vieram de dez empresas relevantes do mercado, tanto nacionais como as Lojas Renner e Centauro, Total Express do Grupo Abril quanto multinacionais como a Penske, Pitney Bowes e AON, entre outras. Os grupos tiveram a oportunidade de testar em primeira mão a tecnologia Blockchain usando um open-source framework chamado Hyperledger.

“Blockchain serve para conectar várias empresas que precisam se comunicar de forma eficiente e segura. Você não precisa parar de usar um ERP ou uma outra plataforma para usar Blockchain. Ela não dispensa nenhuma ferramenta, ela conecta diversos canais”, explicou Stefan Rehm, fundador da Intelipost.

Desafios

Os participantes foram introduzidos a dois desafios: o registro de uma entrega normal e outra, com um problema de roubo ao longo do percurso. Durante os desafios, os participantes tiveram que registrar todas as etapas de um processo de entrega dentro da plataforma Blockchain, simulando os status desde a emissão da nota fiscal até a confirmação de entrega, por meio de um aplicativo mobile.

Para auxiliar no processo, foi utilizada uma balança de cubagem fornecida pela empresa Pitney Bowes, especialmente para o evento. Assim, os participantes, puderam realizar a pesagem dos produtos e enviar as informações automaticamente para a Blockchain. Esse processo também é conhecido como IoT (Internet of Things), onde várias máquinas conectadas se comunicam sem passar por um intermediário humano.

Em linhas gerais, foi comprovado que, utilizando a solução baseada em Blockchain, o tempo de integração é muito mais rápido do que é hoje: foram integradas dez empresas em dois dias, um processo que sem a Blockchain demoraria meses. As informações são mais seguras e rastreáveis, pois, na Blockchain, a conversa é direta e os dados não podem ser manipulados. Assim, a auditoria e validação é bem mais simples. Tudo isso ocorre com visibilidade completa e em tempo real dos acontecimentos.

Outras atrações

Marcio Frugiuele, diretor executivo da Abralog, comentou a atuação da associação no Brasil, e o interesse real do setor logístico em investir em tecnologias que geram economia e contornam os problemas de infraestrutura logística. Já Victor Andrade, Head de Startups na Oracle Brasil, apresentou um overview do Oracle Global Startup Ecosystem, do qual a Intelipost faz parte. Ressaltou a importância do co-desenvolvimento e co-inovação entre Startups e Enterprises, em um cenário onde todos saem vencedores.

Ricardo Urresti, especialista em desenvolvimento de negócios da Oracle, apresentou o conceito de Blockchain e do funcionamento da Hyperledger na cloud da Oracle aos integrantes do evento.

Fernando Lemos, vice-presidente em inovação, transformação digital e cloud da Oracle, apresentou exemplos reais de inovação, reforçando que o futuro é agora e digital. Para Lemos, é necessário “desaprender” os métodos tradicionais para atingirmos a transformação que desejamos para a logística no Brasil.

 

Veja também: