LogTalk LogTalk

Inovações em automação industrial fomentam cadeia de distribuição

Publicado em 29/03/2017

Empresas que atuam nos setores de comércio exterior, logística e transporte de cargas trazem novas tecnologias ao país

A “Indústria 4.0”, como está sendo chamada a evolução dos mercados sob a perspectiva da automação industrial, voltou a ser tema de destaque entre os principais players dos setores de comércio exterior, logística e transporte de cargas. O assunto veio à tona após o secretário de inovação e novos negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, participar do encontro do G20, na última semana, na Alemanha, para discutir o processo de digitalização das empresas e muitos outros conteúdos relacionados à manufatura avançada.

As empresas que atuam no mercado de automação nacional estão atentas às discussões em torno do assunto e vêm investindo na criação de novos serviços que atendam aos mais variados segmentos, que necessitam cada vez mais de soluções automatizadas, como a cadeia de distribuição.

A Compex Tecnologia é uma delas. Com um portfólio completo em coletores de dados, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas, a companhia adiantou que vem realizando uma mudança de tecnologia em seus produtos. “Estamos trocando o sistema operacional Windows pelo Android, o que nos permite trazer novos equipamentos ao país”, destaca o diretor de produtos da Compex, Rafael Mendes. “Nosso último lançamento no Brasil foi o PM 80, um coletor de dados 5.0 que fornece soluções para todos os tipos de exigências de indústrias de armazenagem, varejo, centros de distribuição, fábricas, entre outros segmentos.”

Mendes salienta que a Compex já disponibiliza três versões do equipamento ao mercado nacional. ”Uma com a tecnologia 4G, outra com 4G e leitura NFC (etiquetas de leitura de curta distância) e uma terceira versão mais simples, um leitor de códigos de barras basicamente, para atender as empresas que optam por opções de baixo custo.” A novidade será apresentada na 23ª Intermodal South America, que será realizada na próxima semana, de 4 a 6 de abril, em São Paulo (SP).

Já a Speed Sistemas, especializada em automação e integração de sistemas de segurança em portos e recintos alfandegados, aposta em soluções completas que permitem o aumento na efetividade das operações de acessos portuários, diminuindo o tempo em filas e permitindo uma melhora de produtividade. “Ao implantar nossas soluções de automação, o cliente pode reduzir em até 70% o tempo de entrada, identificação, controle e liberação de caminhões nos portões de acesso aos portos”, afirma o presidente da empresa, Paulo Hack.

A IACIT, responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, por sua vez, segue investindo em modernas opções de telemetria. Segundo o presidente da companhia, Luiz Teixeira, a mais recente novidade no mercado nacional é o RCS 0500, um sistema portátil e online (em nuvem, baseado no conceito “Internet of Things (IoT)”), que efetua o monitoramento simultâneo sem fio, criptografado e georreferenciado de dados de contêineres refrigerados. “Nosso sistema é inovador ao permitir o acompanhamento da temperatura das cargas online, sendo composto por unidades coletoras portáteis, concentradores e um sistema de nuvem de alta disponibilidade, com isso diminui-se o custo para a operação logística envolvendo contêineres refrigerados”, explica.

Teixeira ressalta também as principais características de sua solução. “O RCS 0500 conta com alta resolução temporal, infraestrutura minimizada, disponibilização imediata de informações coletadas, escalabilidade e disseminação da informação, interface web responsiva, geração de alarmes automáticos por perfil de usuário, geolocalização dos refrigerados, consciência situacional, rastreabilidade da informação, conceito Big Data, entre outras especificações”, completa o executivo. A IACIT e a Speed Sistemas também apresentarão as novidades na Intermodal 2017.

Debate
Como forma de estimular os investimentos em novas tecnologias, discutir conceitos, aplicação e impacto da “Indústria 4.0”, abordar as macro-tendências tecnológicas que deverão transformar o cenário logístico atual e apresentar as iniciativas de diversas empresas no âmbito da inovação, a Intermodal South America 2017 realizará o seminário “Tendências Tecnológicas da Logística”, no dia 6 de abril, a partir das 08h30.

Um dos destaques dessa conferência será o painel “O que as empresas estão fazendo para inovar em momentos de crise?”, às 11h40, que irá expor cases de sucesso de companhias que alcançaram bons resultados em suas operações ao adotarem recursos de tecnologia avançada, como a White Martins, multinacional que atua na fabricação de gases industriais. O diretor de logística da empresa na América Latina, Marcos Guimarães, palestrará sobre o uso da telemetria para o controle de abastecimento de gases industriais com a aplicação de Big Data Analytics e Cloud Storage.

O painel terá a participação também do vice presidente de logística dos Correios, José Furian Filho, do gerente de logística e transporte da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto, do gerente de projetos logísticos da Natura, Pérsio Pastana, e do coordenador de projetos da empresa de cosméticos, Felipe Riul.