Assinatura Premium Assinatura Premium

Indústria farmacêutica busca agilidade na logística de distribuição de plano de amostra e produtos promocionais

Publicado em 19/10/2016

É preciso que os itens sejam entregues de forma correta, conforme as regras da Anvisa e dentro do prazo necessário

No primeiro semestre de 2016, foram mais de 470 milhões de unidades de medicamentos comercializadas, de acordo com dados do IMS Health, em uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). O faturamento chegou a R$ 7,72 bilhões, representando um crescimento de 11,9%, enquanto o mercado, em média, registrou crescimento 6,9% no mesmo período.

Para que a indústria farmacêutica obtenha bons resultados, um dos fatores primordiais é a eficiência da logística na retirada, manuseio e distribuição de seus kits promocionais (folders, brindes, amostras grátis) para os seus propagandistas, em todo o País, responsáveis pela entrega aos médicos e pontos de vendas.

Para isso, hoje, a Ativa Logística, operadora logística de medicamentos e cosméticos, detém todas as licenças e certificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o transporte, armazenagem e distribuição desses itens essenciais para as ações de marketing da indústria farmacêutica, de acordo com a necessidade de cada laboratório, nos segmentos aéreo e rodoviário.

A Ativa Logística faz a retirada do material promocional nas gráficas, estocagem, manuseio dos kits e entrega para os propagandistas, responsáveis pela divulgação nos pontos de vendas e consultórios médicos, com base nas normas de boas práticas de Good Manufacturing Practice (GMP) e supervisão de farmacêuticos especializados nesse tipo de serviço.

Segundo Clóvis A. Gil, presidente do Grupo, a ação do representante/propagandista tornou-se uma ferramenta essencial para a divulgação e atualização de conceitos e confirmação de marcas no portfólio dos médicos. “O material promocional continua sendo a principal ferramenta de apoio ao representante, e a efetividade de manuseio e entrega desse material, cumprindo as datas de início de ciclos promocionais, são fundamentais para o sucesso das campanhas estratégicas dos produtos. A nossa expertise na área da saúde faz com que o cumprimento do calendário da indústria seja atendido no prazo necessário, sendo que o material tem de chegar no tempo certo para o representante/propagandista.”

Gil acrescenta que o setor tem espaço para crescer, pois as empresas estão em constante renovação e a indústria precisa de agilidade para entregar o seu material promocional no tempo certo. “Muitos laboratórios estão localizados no eixo Rio-São Paulo e as nossas unidades estão instaladas nesses pontos estratégicos, com facilidade de entrega para todo o Brasil.”