Assinatura Premium Assinatura Premium

ID Logistics renova acordo para reduzir a emissão de CO2 na França

Publicado em 22/03/2017

Renovação da aliança ocorreu após estudo realizado pela empresa sobre as emissões de carbono

O Grupo ID Logistics acabou de assinar pela terceira vez a Charte Objectif CO2, acordo francês de redução da emissão de gás carbônico na atmosfera. O acordo é uma iniciativa que visa estimular o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Com a assinatura do tratado, a multinacional renovou pelos próximos três anos o compromisso com a Agência do Ambiente e Controle de Energia (Ademe), a Direção Regional e Interdepartamental do Ambiente e Energia e o Conselho Regional de Provença-Alpes-Costa Azul. A iniciativa faz parte da série de investimentos feitos pela ID Logistics na França para apoiar os clientes na transformação das cadeias de abastecimento.

Alguns bons resultados já estão sendo colhidos. Na zona de Paris, a ID conseguiu para o Carrefour uma frota nova com 10 caminhões-tratores movidos a biometano, que oferecem uma solução de abastecimento e de distribuição ecológica. Já na zona de Provença-Alpes-Costa Azul, a empresa incorporou totalmente o gás natural liquefeito à oferta de transporte e dispõe de vários caminhões-tratores movidos pelo combustível, usados principalmente por uma das empresas líderes da grande distribuição em França.

Para renovar a aliança, o Grupo ID Logistics realizou um estudo prévio sobre as suas emissões de carbono que permitiram estabelecer uma nova avaliação de referência e manter o compromisso com o ambiente. O estudo também viabilizou a definição de indicadores de desempenho ambiental e estabeleceu um novo objetivo de 10% de redução anual das emissões de CO2, que deverá ser conseguido num prazo de três anos.

Além disso, a empresa priorizou colocar em funcionamento um plano de atuação com pelo menos uma ação por ponto (veículo, combustível, condutor e organização de fluxos). As ações empreendidas se creferem principalmente à renovação da frota com veículos que cumprem a normativa Euro 6, a formação de condutores, a redução do consumo de combustível e o serviço combinado comboio-estrada entre o norte e o sul de França.