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IC Transportes reduz custos indiretos com Centro de Serviços Compartilhados

Publicado em 13/07/2018

Segundo comunicado, além da redução de custos, a revisão de processos garantiu novos diferenciais competitivos à empresa

A IC Transportes, uma transportadora brasileira, implantou um Centro de Serviço Compartilhado (CSC). O projeto foi desenvolvido pela Thompson Management Horizons e envolveu desde a revisão de todos os processos da empresa até a definição de um modelo de meritocracia. Entre os principais resultados, destaca-se uma redução imediata de 15% nas despesas com backoffice.

Em 30 dias, a Thompson aplicou a metodologia Thompson See Fast e realizou um diagnóstico empresarial, que avalia a organização a partir de oito dimensões. O diretor da empresa, Antonio Matias Ferreira Jr, explica que é necessário saber qual caminho seguir em períodos de transição. “Por isso decidimos, em conjunto com a direção da IC Transportes, iniciarmos o projeto pelo diagnóstico See Fast, que graças a sua rapidez de execução e precisão nas conclusões, nos apontou a real necessidade da empresa”, diz.

A partir do diagnóstico, a Thompson identificou o que precisaria ser feito para preparar a empresa para o crescimento e, ainda, alinhar o seu modelo de gestão aos objetivos estratégicos. “A IC Transportes possui unidades em diversas regiões, com tamanhos e operações diferentes. Quando se tem uma frota que roda 6,5 milhões de quilômetros em um mês, todos os números são superlativos, e o risco de que erros e ineficiências consumam boa parte da margem não é pequeno. Por isso, era fundamental estabelecer um modelo de gestão que permitisse um controle maior dos gastos, sem que a velocidade e a flexibilidade na tomada de decisão fossem afetadas”, explica Ferreira Jr.

A implantação do Centro de Serviços
Os resultados apresentados pelo See Fast fizeram a empresa implantar o Centro de Serviços, que chegou com o objetivo de reduzir o tempo perdido com sobreposições e retrabalhos. Outras alterações incluíram um novo modelo orçamentário (de tradicional para matriarcal, que atribui responsabilidade por administração e centros de custos aos gestores) e um sistema de meritocracia, no qual o desempenho de funcionários é premiado de acordo com os resultados apresentados.

O workflow escolhido pela IC Transportes para gerenciamento das demandas do Centro de Serviços foi o w-TMH, sistema desenvolvido pela própria Thompson, com base na experiência de quem já implantou mais de 20 CSC’s. “O w-TMH foi desenvolvido para que os clientes da Thompson que optem por essa ferramenta tenham independência para incluir, alterar, excluir novos processos, sem a necessidade de um analista de sistemas. A ferramenta é intuitiva e tem um BI integrado, que permite avaliar os resultados sob diversas perspectivas”, explica o diretor Antonio Matias Ferreira Jr.