LogTalk LogTalk

IACIT mostra novos sistemas de monitoramento na Intermodal 2017

Publicado em 31/03/2017

RCS 0500, destaque da marca, é baseado no conceito de Internet das Coisas e poderá ser conferido por meio de demonstrações online via app

A IACIT, empresa que desenvolve produtos e serviços de alta tecnologia, participará da Intermodal 2017 com demonstrações das soluções em telemetria, sistema de monitoramento, bem como de produtos nas áreas de radares e contramedida eletrônica. A Intermodal ocorre de 4 a 6 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Na ocasião, a IACIT apresentará o RCS 0500, a mais moderna solução em telemetria já desenvolvida no país. O novo sistema é baseado no conceito de “Internet das Coisas” (IoT ou Internet of Things, em português) e é um suporte à decisão (SSD) que efetua o monitoramento simultâneo sem fio, criptografado e georreferenciado de dados de contêiner Reefer.

Entre as principais características, o RCS 0500 conta com alta resolução temporal, infraestrutura minimizada, disponibilização imediata de informações coletadas e escalabilidade e disseminação da informação. Além disso, a solução possui interface web responsiva, geração de alarmes automáticos por perfil de usuário, geolocalização dos reefers, consciência situacional, rastreabilidade da informação e conceito Big Data.

No estande da empresa será instalado um contêiner refrigerado que será monitorado pelo RCS 0500, garantindo a manutenção da temperatura interna. Por meio do aplicativo IACIT RCS 500, que poderá ser adquirido gratuitamente nas lojas de smartphones (Apple Store e Play Store), os visitantes poderão acompanhar o desempenho do sistema de telemetria da IACIT.

O presidente da IACIT, Luiz Teixeira, explica que o sistema é inovador por permitir o monitoramento on-line da temperatura das cargas. “O nosso sistema é composto por unidades coletoras portáteis, concentradores e um sistema de nuvem de alta disponibilidade, com isso diminui-se o custo para a operação logística envolvendo containers refrigerados”, explica.

Unidade de Coleta
A Unidade de Coleta é projetada para dar praticidade à fixação e conexão ao reefer, sem ônus para a logística de entrada, saída ou empilhamento dos contêiners. Ao ser conectada ao controlador do reefer, a unidade coletora extrai automaticamente as informações de monitoramento e se conecta por Wi-Fi para transmitir as informações de maneira segura e em tempo real.  A unidade concentradora estabelece uma conexão com o sistema de nuvem, permitindo que as informações sejam acessadas pelos usuários, em um ambiente web seguro.

Segurança
Durante a Intermodal, a IACIT também apresentará a família de sistemas de contramedida eletrônica, composta pelas soluções DroneBlocker, ComBlocker e RciedBlocker.

A solução DroneBlocker foi utilizada pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 para a proteção contra ameaças de drones. Integrada a sensores de detecção, identificação e rastreio por meio de sensores acústicos, sensores de RF, radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças, a solução conta com sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I), que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. O sistema C2I permite ainda a integração com outros produtos da IACIT como: sistemas de telemetria e controle remoto RCS0400, sistema de leitura e reconhecimento de placas de veículos (LPR), bem como sistemas de vigilância patrimonial de terceiros. Além disso, o C2I possibilita a operação em conjunto do DroneBlocker e ComBlocker, proporcionando proteção contra drones e comunicações indesejáveis em estruturas estratégicas.

O RciedBlocker é um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (Rceid). O sistema pode ser utilizado em plataformas fixas ou móveis, como viaturas (pick-up/blindados), maletas e mochilas, e tem como objetivo a proteção de comboios ou tropas com capacidade de bloquear ou interferir nas comunicações de Rcied e sistemas de comunicação, como rádios, celulares, bluetooth, wireless e controles remotos devido às várias configurações possíveis.

O ComBlocker também tem chamado a atenção, pois permite bloquear comunicações celular e rádio com bastante eficiência, tanto na versão indoor quanto outdoor. O ComBlocker apresenta resultados impressionantes, pois é possível bloquear uma área sem interferir na vizinhança, utilizando-se de antenas específicas para cada cenário, bem como ajuste de potência e frequências.

Outra novidade que será apresentada pela empresa é o radar oceânico, que desde 2016 realiza o monitoramento dos mares brasileiros. O primeiro radar oceânico do Brasil tem aplicação militar e civil, permitindo o mapeamento das correntes marítimas, detecção de perigos ambientais como ressacas e tsunamis, predição de eventos e pode ser usado na vigilância costeira.

O radar é um sistema desenvolvido para obtenção das medidas de correntes superficiais oceânicas por meio de sinais em HF (High Frequency), disponibilizando maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas. O projeto é composto por subsistemas de transmissão e recepção em HF, processamento de sinais e armazenamento de dados. Por conta da alta tecnologia empregada, o radar oceânico da IACIT necessita de pequenas áreas para sua instalação.