LogTalk LogTalk

Hamburg Süd é vencedora do XIV Prêmio ABRALOG de Logística

Publicado em 16/12/2016

O projeto premiado foi desenvolvido para a Duratex e reduz etapas do processo de estufagem e custos operacionais

A Hamburg Süd foi vencedora no XIV Prêmio ABRALOG de Logística na categoria “Multimodalidade em Logística” com o projeto “Utilização de rampa móvel para carregamentos de contêineres”, feito para a Duratex. O evento de premiação aconteceu no dia 15 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Dentre as vantagens, o projeto promove menor custo operacional, menor risco de avarias com mercadorias e redução das etapas do processo. Além disso, com a menor emissão de CO2, há a possibilidade de inclusão do modal ferroviário, o que resulta em mais uma opção de escoamento de carga para Santos.

A redução do número de etapas do processo se dá pela estufagem dos contêineres, objetivo base do projeto. No modelo anterior, como o cliente não tinha docas de carregamento, as cargas eram retiradas das plantas industriais em carretas siders, levadas para um terminal externo e estufadas nos contêineres para exportação, gerando dependência exclusiva do transporte rodoviário.

Um teste piloto foi negociado pela Hamburg Süd com o cliente antes da implantação. No teste, o armador disponibilizou uma empilhadeira com capacidade de movimentação de 4,5 toneladas, uma rampa móvel com capacidade de peso de até 12 toneladas, além de uma equipe com quatro pessoas para treinamento dos funcionários da Duratex sobre carga nos contêineres.

Após o teste, as responsabilidades foram divididas: a Duratex providenciou a empilhadeira e a equipe para estufagem, enquanto a Hamburg Süd adquiriu a rampa móvel para assumir a operação no modelo apresentado.

“O trabalho realizado com a Duratex mostra que uma solução simples, com pouco investimento e quebra de barreiras iniciais, pode gerar resultados muito satisfatórios”, afirma Fernando Camargo, gerente de Intermodal da Hamburg Süd.