Assinatura Premium Assinatura Premium

GKO Informática lança produto GKO PLUS

Publicado em 10/06/2014

Sistema é diferente do GKO Frete, mas pode se alimentar dos dados desse ou qualquer outro sistema de gestão

A GKO Informática (www.gko.com.br), empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes, anuncia o lançamento de uma modalidade de negócios que traz um novo produto: o GKO PLUS. A empresa é reconhecida pelo sucesso de seu principal produto, o GKO FRETE.

Criado no final de 2012, juntamente com uma área de produtos com foco na web e conceito de serviços, o GKO PLUS tem uma proposta diferente do GKO FRETE. Ele é um pacote de serviços com base na web, estilo SaaS, com infraestrutura instalada na Nuvem. Os clientes contratam o acesso a um ou todos os módulos do GKO PLUS e pagam apenas pelo volume de uso do produto. “É um serviço que só se paga pelo uso, diferentemente do que ocorre quando se compra licenças de produtos inteiros”, esclarece o gerente de produto da GKO Informática, José Carlos Pereira, acrescentando que o GKO PLUS surgiu praticamente por demandas de clientes da GKO e suas necessidades no dia a dia. Não é necessário que este produto seja ligado ao GKO FRETE.

O serviço que deu início ao produto foi o CONFIRMA FÁCIL. Independente do uso do GKO FRETE, porém aderente a ele, o Confirma Fácil permite ao embarcador obter as informações de suas entregas em tempo real, com validade jurídica, estreitando a relação entre embarcadores e seus clientes de forma segura, além de obter a validade jurídica da comprovação de entrega por meio eletrônico do ambiente SEFAZ. O principal case do Confirma Fácil é seu uso pela Chili Beans: atualmente, cinco franquias da rede utilizam o software; porém, estuda-se que todas as 500 lojas passem a utilizá-lo.

O Confirma Fácil tem dois pontos principais: primeiro é tornar o processo de confirmação de entrega simples para os clientes (destinatários da carga) através de um ambiente web, gerando notificações e ocorrências em tempo real, enviadas para qualquer sistema do embarcador com apenas um click. O segundo é viabilizar a substituição de todo o processo de retorno e arquivamento do canhoto do DANFE (documento que é a cópia impressa da NFe) assinado pelo destinatário, para o embarcador, pela disponibilidade e o envio de um documento chamado Manifestação do Destinatário, assinado digitalmente por meio do SEFAZ, com a mesma validade jurídica e sem qualquer esforço adicional. Além disso, gera-se também possibilidades de melhorias logísticas tais como liberação mais ágil de faturas das transportadoras e controle mais eficaz de SLA (acordo de nível de serviço) das entregas, esclarece.

Na prática e sob o ponto de vista do embarcador, a solução traz agilidade logística tanto com o retorno imediato das ocorrências de entregas quanto com a validação das entregas, isentando a necessidade da empresa arquivar documentos fiscais impressos já que ficam arquivados no formato digital.  Sob o ponto de vista do destinatário, o sistema representa uma forma fácil, robusta e segura de manifestar seus recebimentos e sinalizar problemas nos mesmos.

Em meio ao desenvolvimento do Confirma Fácil, surgiu outro produto graças à demanda da MWJ Logística para um de seus clientes, do segmento de chocolates: o MONITOR DE ENTREGA. Direcionado para transportadoras, o Monitor, como o próprio nome diz, monitora a previsão de entrega de produtos dando informações à transportadora para comunicar o embarcador, em tempo real, sobre a entrega. Gera ainda relatórios de desempenho e controle de qualidade de serviços da transportadora.

“Então se algo vai atrasar, a transportadora pode ser pró-ativa em relação ao embarcador avisando-o do atraso ou qualquer outro problema”, diz Pereira. O software promove uma integração direta entre transportadoras e embarcadores – sem a necessidade de ter um ERP ou o GKO FRETE – é acessível de qualquer computador ou tablets

Lançado efetivamente em dezembro de 2013, a solução funciona integralmente de modo on line por meio de um site dedicado. Com capacidade efetiva de apresentar o deadline das entregas e uma visão operacional acurada, o Monitor gera dados como o que foi embarcado, prazos de entrega, regiões das entregas e indicadores de desempenho.

A ferramenta proporciona, ainda, praticidade, visibilidade simples, controle eletrônico e relatórios concisos. “O grande diferencial da solução é garantir o controle de que as entregas serão feitas dentro do prazo estipulado pelo cliente, antecipando-se aos possíveis gargalos da operação, assim contribuindo para decisões rápidas e efetivas”, revelo o Diretor da MWJ Logística, Mauricio Wenisch Jacintho.

O CICLO do PEDIDO é a terceira solução a compor o produto GKO PLUS. Gerado a partir da apresentação do Monitor de Entrega em algumas empresas, é um software voltado para o embarcador que deseja ter maior visibilidade desde a criação do pedido até sua entrega, tudo em tempo real.

Essa solução permite que o embarcador defina as etapas de ciclo de pedido que deseja acompanhar e incremente novas etapas, de qualquer fonte (o ERP, o FTP ou outros módulos de integração de dados). Totalmente desenhado, esse software está pronto para a fase piloto do protótipo, ou seja, testes, em uma empresa.

“Uma empresa não precisa adquirir todos os softwares que formam o GKO PLUS”, comenta o gerente de Produto da GKO, José Carlos Pereira. “A vantagem é poder contratar suas soluções de acordo com a necessidade ou demanda da empresa”.