LogTalk LogTalk

Gerdau ganha prêmio por melhor case de RFID para logística

Publicado em 17/05/2017

Premiação reconheceu os principais estudos de caso e ideias práticas sobre soluções por radiofrequência e Internet das Coisas

A Gerdau ganhou o prêmio de melhor case de RFID (Identificação por Rádio Frequência) para Logística/Supply Chain em sua unidade de Ouro Branco (MG) para os produtos de perfis estruturais. A premiação internacional ocorreu em 11 de maio, no Arizona (EUA), e reconhece os principais estudos de caso e as melhores práticas sobre soluções de fornecedores relacionadas à identificação por radiofrequência (RFID) e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) das empresas em todo o mundo.

O projeto da Gerdau nasceu com o desafio da área de logística de encontrar soluções que otimizassem a gestão de estoques e carregamentos de caminhões na usina. Antes, ao chegar na Gerdau, o motorista se direcionava a portaria, realizava um cadastro, aguardava sua liberação e recebia um cartão que permitia a sua entrada. Dentro da usina, ao passar pela balança, o caminhoneiro era direcionado a área de carregamento de perfis estruturais. Na sequência, ele seguia para o carregamento do produto, onde seu veículo aguardava até que um colaborador da Companhia liberasse o carregamento, que era identificado de forma manual no estoque.

No estudo apresentado, a implantação do RFID criou um ambiente de rastreabilidade automática para as movimentações de produtos e equipamentos, com foco na automação dos processos de recebimento, gestão de estoques e carregamentos. Foram instalados diversos sensores e leitores de RFID nos equipamentos de movimentação interna na usina, como pontes rolantes e empilhadeiras. O processo contribui para que o colaborador coordene o sistema de carregamento dos caminhões de forma automática, direcionando onde serão coletados os materiais que ficam no estoque.

Segundo o diretor industrial da Usina Ouro Branco, Carlos Hamilton, a empresa está muito feliz pela conquista. “Na Gerdau, não medimos esforços quando falamos de inovação e digitalização na indústria do aço. Em linha com um dos principais valores da companhia, a iniciativa garante o aprimoramento da gestão dos equipamentos e estoques, garantindo um ganho de produtividade nas operações logísticas, e contribuindo também para que nossos clientes acompanhem em tempo real o rastreamento de sua mercadoria, desde a saída da usina até o destino final.”