LogTalk LogTalk

GEFCO estende parceria com a montadora Dacia

Publicado em 07/03/2012

Parceira da Dacia desde 2008, a GEFCO organizou uma solução logística multimodal para a montadora que combina transportes ferroviário e rodoviário. Da fábrica em Pitesti (Romênia), a GEFCO envia veículos prontos aos mercados da Romênia e Itália. A partir deste ano, veículos estão sendo distribuídos na Itália pelo Gruppo Mercurio, do qual a GEFCO adquiriu uma participação de 70%.

A GEFCO, primeira companhia a montar uma solução ferroviária para o departamento logístico da Dacia, na Romênia, em 2008, controla a entrada de carregamento incluindo a coleta de peças de vários países da Europa, como Alemanha e Bélgica, e a entrega para o Centro CKD, em Pitesti (Romênia) para abastecer a planta da Dacia. De Pitesti, a GEFCO opera carregamentos ferroviários e rodoviários de veículos prontos para o parque industrial de Parma, para distribuição na Itália (em média um trem por semana em 2011). A GEFCO garante a capacidade de transporte para a Dacia ao organizar carregamentos marítimos personalizados para vários portos italianos durante o pico da produção. O transporte ferroviário/rodoviário multimodal é usado para transportar veículos para o porto de Constanta, para exportação para o Oriente Médio, o Golfo e a África, a uma média de cinco a seis trens por semana. A GEFCO envia, em média, 100 mil veículos por ano para a Dacia. Em outubro de 2011 a GEFCO transportou 9,8 mil veículos. Christophe de Koever, diretor da GEFCO Romênia afirmou: “Estou orgulhoso das habilidades e conhecimento adquiridos pela equipe local.Essa expertise está contribuindo muito para o projeto”.

A parceria entre GEFCO e Gruppo Mercurio, um importante player no transporte e distribuição de veículos, contribuiu para a renovação do contrato com a Dacia para a distribuição de seus carros na Itália, do Centro Automotivo, em Parma, onde GEFCO e Mercurio organizaram suas operações. Emmanuel Arnaud, diretor de vendas do departamento global de contas da GEFCO, explica, “Se a Dacia renovou o contrato conosco é devido aos esforços conjuntos das subsidiárias italiana e romena, com o apoio da área de vendas da GEFCO. Também fizemos um novo design para a nossa organização logística, confiando em nosso novo parceiro Mercurio”. 

Em termos de benefícios para o meio ambiente, o envio de veículos prontos da Dacia entre Pitesti e Constanta chegou a um volume de 64,9 mil toneladas transportadas por ferrovias em 2010, o que significa 8,4 mil menos caminhões nas estradas. “O transporte ferroviário tem muitas vantagens, principalmente em termos de capacidade e impacto ambiental (reduzindo a poluição sonora e a emissão de carbono) e, logo, é uma ótima solução”, comenta Christophe de Korver, diretor da GEFCO Romênia.