Assinatura Premium Assinatura Premium

Gefco cresce 12,9% em 2011

Publicado em 04/04/2012

O grupo Gefco, líder em logística automotiva e uma referência em logística industrial, informou um volume de negócios de EUR 3.782 milhões em 2011, um aumento de 12,9% em relação a 2010. O lucro operacional atingiu um nível recorde de EUR 223 milhões, representando 5,9% do volume de negócios. A abertura de novas filiais e um processo de grande crescimento externo permitiu ao Grupo conquistar novos clientes em todos os setores da indústria.

Em um ano de crise econômica e turbulência geopolítica, o grupo GEFCO manteve a lucratividade e prosseguiu com sucesso com sua estratégia de crescimento no nível internacional, bem como nas suas três áreas estratégicas de negócios: logística automotiva outbound, logística terrestre inbound e logística no exterior. 

Essas conquistas são o resultado de várias ações convergentes, o controle das despesas gerais e operacionais, bem como do trabalho da força de vendas em mercados prioritários.

A experiência adquirida pelo Grupo em logística automotiva impulsionou-o para o topo do ranking de protagonistas internacionais, com atuação global e operações diversificadas. Esta experiência única está à disposição dos fabricantes em uma série de setores, incluindo a aeronáutica, bens de capital e varejo especializado. A Gefco registrou EUR 1.450,5 milhões em volume de negócios de grandes clientes industriais em 2011, um aumento de 19,2% no ano.

Crescimento contínuo em áreas de maior crescimento

A Gefco está acompanhando sua diversificação de clientes com crescimento internacional. Em 2011, o grupo intensificou sua expansão para responder melhor às necessidades dos clientes. A abertura de novas filiais na Bulgária e Cazaquistão confirma o posicionamento do Grupo em fluxos de comércio cruzado. Ao mesmo tempo, o fortalecimento de fluxos intra-regionais também está agregando valor, como visto na Ásia, Europa Oriental e América do Sul.

A aquisição, em junho de 2011, de uma participação de 70% no Grupo Mercurio, um especialista italiano em logística automobilística presente em cinco continentes, também foi um passo importante para o grupo, permitindo-lhe consolidar a sua posição internacional e acelerar o desenvolvimento na Ásia, particularmente na Índia. O crescimento foi especialmente rápido na América do Sul (15% de aumento) e na Europa Central e Oriental (25% de aumento).

Na próxima década, o grupo continuará sua estratégia de desenvolvimento através do crescimento orgânico e externo, seguindo os quatro aspectos-chave da Visão da empresa: ser um grande protagonista mundial, eficaz e responsável. O ano de 2012 será decisivo para o grupo GEFCO após a decisão do grupo PSA Peugeot Citroën, em fevereiro, de abrir seu capital para a venda.