LogTalk LogTalk

FedEx inicia serviços de logística e transporte aéreo de materiais biológicos e suprimentos clínicos

Publicado em 26/10/2016

Nova aliança estratégica com a SafeLab é parte da estratégia global de expandir a capacidade para o exigente transporte de produtos considerados críticos e sensíveis à temperatura

A FedEx Express anunciou a aliança com a SafeLab, companhia especialista em soluções logísticas para os setores de farmácia e de saúde. Com o acordo, a FedEx amplia o seu portfólio no Brasil, passando a oferecer serviços internacionais de logística e transporte aéreo de materiais biológicos e suprimentos clínicos para testes clínicos (clinical trials).

Na fase inicial do projeto, o serviço será disponibilizado para os clientes que têm interesse em importar ou exportar esses produtos entre o Brasil e os Estados Unidos. A carga será transportada entre os dois países por um avião da FedEx, que faz o trajeto Campinas/Memphis. Já no país norte-americano, a FedEx também será responsável pelo itinerário aéreo e terrestre. No Brasil, a SafeLab coletará, entregará e administrará todo o estoque dos materiais.

“Trata-se de uma aliança estratégica, que possibilitará à FedEx incluir o Brasil entre os seus mercados capacitados para a oferta de serviços especializados no setor de saúde”, destaca o diretor de Supply Chain da FedEx Express para a América Latina e Caribe, Alexandre Cecolim.

Este ano, também, a FedEx inaugurou o seu Centro FedEx de Cadeia Fria, no Hub Mundial da FedEx, em Memphis, Estados Unidos. Criado para proteger produtos farmacêuticos e perecíveis, a moderna instalação de 7.710 m² é parte da rede global de cadeia fria da FedEx e do portfólio das soluções FedEx® Healthcare. A nova estrutura oferece mais possibilidades aos clientes da companhia para o transporte de produtos considerados críticos e sensíveis, ao redor do mundo. Mais de US$ 130 bilhões em vendas por ano, no setor da saúde, dependem da cadeia fria de logística para manter os seus produtos intactos.

A logística para os testes clínicos é um segmento em expansão, que exige alto nível de regulamentação, qualificação e excelência. Segundo o estudo “Tendências Globais em Logística de Testes Clínicos: Perspectiva para 2020”, realizado pela publicação internacional Pharmaceutical Commerce, a demanda do setor deve crescer 12% até o final desta década. Além disso, cerca de 40% de todo o material utilizado para esses experimentos é sensível a oscilações térmicas.

Com essa aliança com a SafeLab, a FedEx passa a oferecer um portfólio completo de serviços de transporte aéreo e logística, incluindo:
- Armazém com áreas de estocagem em temperaturas controladas (2-8°C e 15-25°C);
- Frota de veículos para os transportes de materiais em temperaturas controladas (2-8°C e 15-25°C);
- Transportes especializados de amostras de material biológico (UN3373 / Exceptions” / UN2814);
- Fornecimento de kits de embalagens para o transporte de amostras de material biológico, conforme a regulamentação da International Air Transport Association (IATA);
- Fornecimento e reposição de gelo seco;
- Maior flexibilidade nos horários de coletas e/ou entregas;
- Frota própria de aviões para o transporte aos Estados Unidos e total prioridade na entrega.

“A aliança com a FedEx consolidará as nossas estratégias de negócios e crescimento. Com essa sinergia, nós proporcionaremos aos nossos clientes mais qualidade, flexibilidade, customização e, claro, a confiança da entrega FedEx, porque ofereceremos o mesmo nível de serviço desde a coleta até a entrega dos produtos”, afirma o diretor de Gerenciamento da SafeLab, Sérgio Leme.