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Fadel Logística adere a sistema da Totvs e otimiza processos

Publicado em 05/04/2018

Mudança de processos em um dos seus principais clientes fez com que a companhia estruturasse um novo projeto tecnológico, que trouxe benefícios para diversas áreas

Desde 2015, a Fadel Transportes e Logística não emite CTE (Conhecimento de Transporte) para um dos clientes. Assim, a transportadora passou a ser responsável por importar o arquivo de CTE em formato XML e transmiti-lo para o seu ERP. Para isso, a Fadel estabeleceu uma parceria estratégica com a Totvs, empresa de sistemas TMS (Transportation Management System).

Outras rotinas foram desenvolvidas para alinhar todos os processos a essa nova fase da companhia, como o “sincronizador”, responsável por extrair o documento de CTE e lançá-lo, automaticamente, no ERP. Dessa forma, todas as informações passaram a estar integradas, viabilizando controles de gestão assertivos, tanto nas áreas fiscal, de faturamento e financeira, quanto em relação às demais obrigações da empresa.

Outro recurso desenvolvido especialmente para a sua operação foi o “validador”, que verifica se os documentos emitidos pelo cliente em nome da Fadel estão, realmente, de acordo com o combinado quanto às negociações financeira e logística. O módulo checa, inclusive, todas as tributações fiscais, como ICMS, PIS e Cofins.

A auditoria logística, por exemplo, passou a ser 100% automatizada – os módulos sincronizador e validador associam as viagens realizadas, os valores cobrados e recebidos e apontam se o planejado foi cumprido ou não, podendo, ainda, fazer críticas e fiscalizar as rotinas de forma individualizada. Antes, todo esse gerenciamento era feito em planilhas de Excel, o que se tornou inviável e pouco eficiente, levando em consideração o crescimento da companhia, que pretende dobrar o seu tamanho nos próximos anos.

O coordenador de TI da Fadel, Leonardo Ferreira, explica que ter um sistema desses é um marco para a gestão da empresa. “Além de garantirmos processos mais rápidos e automatizados, hoje temos uma tecnologia capaz de acompanhar a evolução e complexidade da nossa operação”, comenta.

Além da necessidade inicial, o projeto tecnológico também proporcionou importantes benefícios em outras áreas da companhia. Os módulos de Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico, por exemplo, apoiam a empresa no registro de mais de três mil funcionários e na complexidade de ter que lidar com as particularidades de diferentes prefeituras, municípios e sindicatos. O módulo Manutenção de Ativos, para controle de frotas e gestão de pneus, ajudou a companhia a garantir que os colaboradores dos centros de distribuição gerenciados pela Fadel utilizassem o software na ponta da operação, certificando que os processos estabelecidos pela companhia sejam cumpridos.

O software TMS da TOTVS também foi implementado, responsável por apoiar a Fadel no gerenciamento da sua atividade core, com as operações de Transferência entre Fábricas e Centros de Distribuição, Distribuição Urbana e Movimentação Interna de Mercadorias.

“Estamos em um momento de transformação digital do mercado e isso só se torna viável se houver o apoio de uma tecnologia robusta, que entenda, de fato, as reais necessidades de operação e de negócios das empresas”, diz a diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da Totvs, Angela Gheller Telles. “Evolução constante, especialização e escalabilidade são alguns dos requisitos fundamentais de uma solução e, certamente, todos eles são encontrados nas ofertas da Totvs.”

 

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