ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 

Assine Black Friday


Etapa nacional do desafio da Scania já tem dada marcada

Publicado em 28/09/2017

Inovathon Logistics Challenge reúne 25 estudantes de todo Brasil para uma maratona de 24 horas de trabalho em equipe, para resolver um case de logística

Depois de percorridas cinco regiões do país (cerca de 18 mil km), dedicado 50 horas à inovação e ao conhecimento com a colaboração de 12 palestrantes e ter devorado 680 pedaços de pizza, a equipe do Inovathon Logistics Challenge traz para São Paulo 25 estudantes vencedores da etapa eliminatória, que agora vão viver o desafio final da competição. Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, a Scania vai abrir as portas do Centro de Logístico em Vinhedo (SP) para receber o grupo e, depois de 24 horas, decidir quem seguirá para Suécia.

Lançada em 2016, a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à logística, colocando o tema na agenda dos universitários, instituições de ensino e da sociedade. "A logística está ganhando cada vez mais um papel central nas empresas, deixando para trás a imagem de área suporte. Ela é protagonista de muitas decisões dentro das organizações", conta Laurent Garnier, responsável de peças de reposição da Scania na América Latina. "Mas, o destaque está em integrar os conceitos de sustentabilidade e inovação aos desafios que enfrentamos no setor de transporte", completa o executivo.

O formato do Inovathon foi pensado para que os estudantes tenham oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando em prática dentro de um ambiente que estimule à inovação e traga, ao mesmo tempo, elementos reais do mercado de trabalho. "De um lado, o desafio está na pressão contra o tempo e pelo resultado; do outro, a competição é uma experiência de vida, onde prevalece o espírito de equipe", explica Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America. "Fala-se muito em geração milenium e criamos uma plataforma que nos permite interagir o tempo inteiro com eles, sem dúvida, uma troca rica", acrescenta.

A maratona começou em maio com o período de inscrições. Em agosto, a equipe do Inovathon foi a campo e realizou etapas regionais em Porto Alegre, Fortaleza, Brasília, Manaus e São Bernardo do Campo. Os estudantes vencedores – divididos em equipes de cinco integrantes – representarão suas respectivas regiões na final nacional. "Viajar o país inteiro em busca de estudantes inovadores foi muito importante para o projeto. A Scania teve também um desafio logístico para solucionar", conta Patrícia.

A competição começa às 10h de sábado e se estende até as 10h de domingo no Centro Logístico da Scania em Vinhedo. Serão 24 horas para desenvolver uma solução inovadora para um problema com foco no setor de transporte e logística. "A programação é intensa, reunimos conteúdo, prática, experiência pessoal, dinâmicas em grupo para que, no final, todos os 25 estudantes saiam com uma bagagem única, não apenas o grupo vencedor", ressalta Patrícia.

Assim como na primeira edição, os vencedores serão premiados com uma viagem para a Suécia para conhecer a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde acompanharão todo o processo logístico realizado na fábrica.

A etapa Inovathon Logistics Challeng vai ocorrer nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. Mais informações no site: http://www.inovathonscania.com.br/

 

Veja também: