LogTalk LogTalk

Estágio: uma oportunidade de abrir portas para o mercado de trabalho

Publicado em 12/01/2018

Todos os anos, centenas de estudantes e aprendizes iniciam a trajetória profissional em empresas como a Dachser, que têm investido muito nessa estratégia

Desenvolver uma carreira promissora no setor logístico tendo o estágio como porta de entrada é uma realidade de muitos profissionais. Atualmente, muitas empresas têm investido nessa oportunidade de descobrir grandes talentos.

Na Dachser, por exemplo, aproximadamente 15% do quadro atual de funcionários no Brasil iniciou carreira na companhia por esse caminho. São profissionais que atuam em diferentes áreas, como operações, finanças, contabilidade e vendas.

De acordo com coordenadora de Recursos Humanos Suelen Muniz de Souza, a empresa abre em média de oito a dez vagas por ano. “Para quem quer se desenvolver sua carreira em logística, essa é uma ótima oportunidade. Boa parte dos estagiários acaba sendo efetivada após o programa. Também oferecemos oportunidades para menores aprendizes”, explica.

No Brasil, os estagiários são recrutados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Os interessados também podem enviar os currículos para o e-mail rh@dachser.com.br.

Carreira na Dachser
Na Alemanha, atualmente a Dachser oferece treinamento em logística para aproximadamente 1.350 jovens de diferentes idades. Desses, 650 começaram o programa no último trimestre. “A Dachser cuida dos seus jovens fornecendo direção e foco. Essa é a melhor maneira de reter profissionais para o futuro”, exalta Bernhard Simon, CEO da Dachser. “Como uma empresa global, treinamos nossos jovens talentos para trabalhar em âmbito internacional. Oferecemos um treinamento de qualidade que nos permite estimular talentos, transmitir conhecimento e fomentar habilidades e experiências.”

A Dachser também oferece treinamento para motoristas de caminhão. Recentemente, 106 pessoas iniciaram curso de formação, incluindo 12 mulheres. Vinte e dois motoristas completaram com sucesso seu treinamento. “A Dachser está fazendo sua parte para desenvolver os motoristas do futuro trabalhando em sinergia com nossos operadores”, diz Simon.

O programa de educação da Dachser oferece uma aprendizagem prática nas filiais europeias da empresa de logística, utilizando rotação de trabalho para transmitir conhecimento sobre o encaminhamento de frete. Os estagiários adquirem habilidades em condições reais, graças a instrutores treinados e orientações no trabalho. No momento, 35 especialistas em encaminhamento e logística da Dachser estão completando o programa em países como Reino Unido, Holanda, Polônia, República Tcheca e Hungria.