Assinatura Premium Assinatura Premium

Especialista lista providências a serem tomadas para a entrega urbana noturna funcionar

Publicado em 05/12/2018

As vantagens trazidas pelo sistema são muitas e merece todo o cuidado por parte dos comerciantes, como a contratação de mais seguranças nas lojas

A profissionalização dos estabelecimentos para deixar as gondolas e o ponto de venda limpo e abastecido desde a abertura da  loja;  o aumento da segurança e manejo logístico durante o transporte da carga, para evitar furtos,  ainda que seja necessário contratar seguranças pois esse  custo adicional é compensado pelas vantagens do sistema; a tendência ao aumento de veículos de transporte menores são as principais providências que os comerciantes devem tomar para que a implantação da entrega urbana noturna, aprovada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte  dê certo em São Paulo. A opinião é do especialista francês Aurélien Jacomy, diretor da consultoria em supply chain Diagma, que acompanhou na França, esse mesmo sistema implantado em Paris.

 

“Esse sistema terá impactos positivos no varejo e na cidade. O crescimento da quantidade de motoristas autônomos, com caminhões menores, solicitados via aplicativos como Uber, Loggi ou Shippify; e o início do chamado "click & collect", com separação do pedido do cliente na loja além do uso de sistemas alternativos e sustentáveis (bicicleta ou, entrega a pé) trazem muitas vantagens, afirma Aurelien. Outros impactos visíveis no varejo serão o estimulo ao crescimento de uma frota de entrega sustentável, movida à eletricidade ou híbrida", acrescenta Aurélien.

 

"O projeto-piloto da iniciativa provou ser a entrega noturna uma solução interessante, tanto para as empresas, que conseguiram otimizar o uso da sua frota de caminhões, quanto para a sociedade, com uma melhor utilização da malha rodoviária e a redução do trânsito de veículos de carga", avalia Aurélien.

 

Para o consultor, apesar de receber críticas, o projeto, em conjunto com as restrições de trânsito para caminhões nos centros urbanos, acelera uma transformação e uma melhoria do abastecimento do varejo urbano.

 

"Na França a prática já é comum e traz bons resultados. A implementação da entrega urbana noturna proporciona benefícios às pessoas, com melhor experiência para o consumidor e melhor mobilidade como cidadão. Existe um impacto social positivo", finaliza o consultor.