Assinatura Premium Assinatura Premium

Empilhadeira com conceito SMART, STRONG, SAFE é o mais novo lançamento mundial da Clark

Publicado em 20/02/2019

Modelos S-Series firmam a Clark no segmento Premium de equipamentos. As empilhadeiras contrabalançadas a combustão foram concebidas dentro do conceito SMART, STRONG, SAFE.

A CLARK Empilhadeiras, subsidiária da Clark Material Handling International responsável pela venda de equipamentos da marca no Brasil, anuncia um lançamento de peso para 2019, que chegou para posicioná-la no segmento Premium: a nova linha S-Series de empilhadeiras contrabalançadas a combustão. A novidade é um lançamento mundial da marca e tem como principal atrativo o conceito SMART, STRONG, SAFE.

Desenvolvida em estreita cooperação com centros de excelência na América do Norte, Ásia, Austrália e Europa, a nova geração de empilhadeiras percorreu campos de testes em todo o mundo e, para que a Clark pudesse atender aos requisitos das regiões correspondentes, o projeto levou em consideração o feedback dos operadores com relação ao design, principais componentes, sistemas do equipamento e softwares embarcados. Além da Engenharia, os departamentos de Vendas e Marketing de todo o mundo uniram-se para o aprimoramento desta linha.

“Utilizamos nossa experiência centenária para o desenvolvimento de empilhadeiras que proporcionam não apenas eficiência na operação, mas também a melhoria notável das condições de trabalho do operador”, comenta Carlos Ferreira, CEO Clark Brasil. “A Clark sempre vai tomar a liderança da indústria com conceitos inovadores em todos os equipamentos que fabrica, e as empilhadeiras da família S-Series asseguram que estejamos na vanguarda da tecnologia”.

Conceito SMART, STRONG, SAFE
A nova aposta da Clark para venda nos principais mercados globais dentro da categoria Premium de empilhadeiras conta com um diferencial conceitual que tem como foco oferecer um equipamento robusto, inteligente e seguro durante a operação: SMART, STRONG, SAFE.
 
“Temos inteligência (SMART), com apoio da tecnologia, para movimentar de forma eficiente os produtos; robustez (STRONG) em empilhadeiras que foram concebidas e fabricadas dentro da mais alta qualidade para assegurar uma operação confiável e de elevada performance; e segurança (SAFE), pois nossos equipamentos possuem o que há de melhor em ergonomia e sistemas de segurança”, destaca Ferreira.
 
Produzida em configurações de GLP e diesel, a plataforma dos modelos S-Series tem capacidades de carga nominal para 2.500 kg, 3.000 kg e 3.500 kg, com pneus superelásticos. Dentro do conceito SMART, os equipamentos ganharam compartimento do operador com um painel de instrumentos de alta resolução, proporcionando todas as informações importantes sobre a máquina, tais como, velocidade e tempo de atividade até a próxima manutenção, permite uso de senhas para proteger o acesso para serviços e, ainda, pode ser utilizado para diagnósticos de bordo.
 
Com design compacto e ideal para o centro de gravidade, a família S-Series tem um raio de giro pequeno, possibilitando aplicação em áreas compactas. Uma nova tecnologia também permite ajustar o desempenho do equipamento à respectiva aplicação, restringindo sua velocidade no sistema central: para distâncias curtas, em geral dentro de edifícios, a velocidade pode ser limitada a 8 km/ h e, para distâncias maiores, velocidade máxima de até 21 km/ h.
 
Robusta (STRONG), a nova família S-Series atende perfeitamente à dobradinha potência e desempenho inigualáveis, com uma construção sólida e funcional, somado a componentes de alta qualidade que aumentam sua vida útil. Com ótimos níveis de aceleração e alto poder de torque, as empilhadeiras S-Series são monitoradas durante suas atividades: a temperatura da máquina e a transmissão, por exemplo, é controlada de forma permanente e há um desligamento automático em caso de aquecimento acima do permitido. O isolamento do motor, transmissão e eixo-motor, permite a redução de vibrações e ruídos ao mínimo, proporcionando uma direção suave e confortável ao operador, com redução de fadiga e aumento de produtividade.
 
Na versão GLP, as empilhadeiras estão equipadas com motor Mitsubishi 4G64 PSI (2.4L 70cv) de baixo consumo e alta eficiência, 4 cilindros, redução eletrônica de rotação (RPM), sistema de ignição eletrônica adaptativa, maior torque e menor consumo de combustível. A versão Diesel tem empilhadeiras equipadas com motor Yanmar Diesel (3.3L, 60 cv), um motor industrial de 4 cilindros, baixo consumo de combustível, reduzido custo de manutenção e injeção direta de combustível.
 
Os freios a disco são banhados em óleo, com maior intervalo entre manutenções, e freio servo-assistido que dissipa menos energia no ato da frenagem (50% menos esforço ao operador se comparado aos freios a tambor). E, no quesito manutenção, a S-Series se destaca, pois, as empilhadeiras têm maior intervalo entre as manutenções preventivas e baixo custo operacional.
 
Para garantir a melhor ergonomia e segurança para os operadores (SAFE), além do design moderno e acabamento de alta qualidade, a família S-Series também oferece conforto superior. A Clark reduziu a distância do degrau até o assento do operador para que se possa facilmente sentar em uma única etapa; o tapete de borracha antiderrapante e piso texturizado aumentam a segurança, e o assento confortável com suspensão tem um encosto dobrável e cinto de segurança que podem ser ajustados para se adequar ao peso do operador (50-130 kg).
 
Para aumentar a segurança durante a operação da empilhadeira, pode-se parametrizar a transmissão e a chave de ignição para funcionarem somente se o cinto de segurança estiver atado. Com objetivo de melhorar o espaço do banco do operador, foi projetada uma coluna de direção estreita, volante ergonômico - com diâmetro de apenas 300 mm - e a direção hidrostática, possibilitando ao operador dirigir a empilhadeira sem esforço.
 
Todos os elementos operacionais são posicionados ergonomicamente. O sistema hidráulico é operado com alavancas hidráulicas montadas no capô do motor, o apoio de braço é flexível e totalmente ajustável, exigindo força mínima, para que os braços e ombros não fiquem fatigados.
 
Para garantir que as movimentações das cargas possam entrar e sair com segurança, a Clark equipou os cilindros da torre com um sistema de amortecimento que reduz o choque e a vibração durante a transição entre os estágios de elevação. Uma válvula de bloqueio de inclinação integrada impede que a torre se incline rapidamente para a frente ou para trás. O freio de estacionamento elétrico automático aumenta a segurança nas descidas e, o recurso anti-reverso está disponível na versão padrão.