LogTalk LogTalk

Emissão de carbono pode ser reduzida com uso da telemetria

Publicado em 20/06/2018

Tecnologia usada em frotas comerciais, além de trazer vantagens econômicas e operacionais, também contribui para preservação ambiental

As emissões de gás carbônico (CO2) preocupam o mundo todo. O Brasil é o sétimo país que mais polui no mundo. Segundo estudo da ONG Observatório do Clima, o Brasil teve alta de 8,9% nas emissões de gases de efeito estufa em 2016 em comparação com ano anterior. É o nível mais alto desde 2008 e a maior elevação desde 2004. No total, foram 2,278 bilhões de toneladas brutas de gás carbônico (CO2), contra 2,091 bilhões em 2015, o que representa 3,4% do total produzido no mundo.

Diante desse cenário, as empresas estão se conscientizando e tomando medidas para reduzir os índices e sair desse mapa de poluição. Para isso, entre as ações, está a implementação de sistema de telemetria em frotas comerciais. Assim, as empresas podem fazer a gestão de veículos em tempo real e on-line, viabilizando a tomada de decisões para reduzir, entre vários pontos, a emissão de gases poluentes.

Entre as empresas que já estão mudando a consciência ambiental, a MobiBrasil, de São Paulo, estipulou uma meta para economia de diesel e premiou 80 motoristas que conseguiram atingir o valor determinado. O consumo de combustível foi medido por meio da tecnologia de telemetria, implantada em quatro linhas da empresa em setembro de 2017, pela MiX Telematics, uma das maiores empresas de telemetria e gestão de frotas do mundo.

Além de economizar combustível, a MobiBrasil deixou de emitir 107,46 t de CO2 ao meio ambiente, apenas com o programa implantado nestas quatro linhas durante quatro meses. As informações são da MiX Telematics.

Quem usa
De acordo com Bruno Santos, diretor de Vendas e Serviços da MiX Telematics, pelo fato de o Brasil ser um país continental – e, por isso, ter grandes distâncias para o transporte de cargas – e ainda ter uma economia instável, muitas empresas buscam tecnologias para otimizar o transporte e a logística de produtos, bem como reduzir custos.

“Já no caso de empresas que transportam pessoas, seja nas cidades ou pelas cidades, além de minimizar custos e acidentes, há a procura pela redução da emissão de gases poluentes. Diante disso, a telemetria surge como a melhor opção para fazer a gestão das frotas de qualquer porte e finalidade”, completa.

Santos destaca que empresas de vários segmentos usam os sistemas de gestão de frotas da MiX Telematics, como Coopertrans (cooperativa de transporte de produtos químicos), Triunfo Concebra (concessionária de rodovias), Transmagno (transporte pesado de oil&gas), além de empresas de transporte de passageiros.

A telemetria
A telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações do interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas. O recurso acaba se tornando um aliado dos transportadores, pois as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento.

 


Com isso, é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, identificar situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos e otimizar o desempenho de cada veículo.