Assinatura Premium Assinatura Premium

Em menos de três anos, Veloce se destaca na logística no Mercosul e ingressa em grupo multinacional

Publicado em 13/04/2012

Fundada em 2009, a Veloce cresceu 14% em seu primeiro ano e mais 15% em 2011, tornando-se líder em transporte rodoviário de cargas entre Brasil e Argentina (em número de viagens). Os resultados iniciais da empresa chamaram a atenção do Grupo Mitsui, uma das maiores e mais diversificadas companhias do mundo, que adquiriu a Veloce no início de 2012.

Presente em 69 países e com mais de 40 mil empregados, o Grupo Mitsui desenvolve negócios que englobam vendas de produtos, logística internacional e financiamento. Oferece serviços que se iniciam na elaboração de projetos e podem ir até a implantação da infraestrutura, em diversos segmentos: Ferro e Aço, Minério e Metal, Projetos de Infraestrutura, Automotivo, Marítimo e Aeroespacial, Químico, Energia, Alimentos, Varejo e Serviços ao Consumidor, Informação, Eletrônico e Telecomunicação, Mercado Financeiro e Logística de Transporte.

A Mitsui atua, também, em operações logísticas automotivas na América do Norte, Europa e Ásia. No Brasil, está presente no setor logístico e de transporte com operações em terminais portuários, entrepostos aduaneiros e locação de vagões ferroviários. Já a Veloce, que faturou R$ 184 milhões em 2011, presta serviços em toda a cadeia logística, como milk run, cross docking, movimentação interna, gestão de armazenagem, controle de embalagens, logística reversa, transportes doméstico e internacional e documentação internacional.

A excelência da jovem empresa já foi reconhecida em cinco prêmios e certificações concedidos pela General Motors: uma das Melhores Fornecedores de Logística no Brasil (em 2010 e 2011) e na Argentina; 12 Meses Sem Acidentes na fábrica de Sorocaba; e um dos Melhores Fornecedores do Mundo (General Motors Supplier of the Year award for Logistics Services) de 2011.

Este último prêmio é concedido desde 1992 a 81 empresas que prestam serviços para a montadora norte-americana em 13 países. No mundo todo, a GM conta com mais de 20 mil fornecedores. São avaliados quesitos como agilidade, custo e disponibilidade, entre outros. Os selecionados são escolhidos por funcionários da GM em diversas partes do mundo, de setores como compras, qualidade e logística.

Também neste ano, a Veloce firmou novos contratos de operações logísticas com a Volkswagen – transporte internacional rodoviário de autopeças entre Brasil e Argentina – e com a Team Tex, fabricante de assentos e cadeiras de carro para crianças – para a qual prestará serviços de recebimento de materiais importados, armazenagem, “tropicalização” (etiquetagem e inserção de manuais de uso e garantia), separação e expedição.

A Veloce implantou ainda um Sistema de Gestão de Sustentabilidade (SGS) com iniciativas inovadoras, tais como: uma das primeiras do setor logístico a registrar publicamente suas emissões de gases de efeito estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol, a metodologia mais utilizada mundialmente; certificações internacionais ISO 9001 (de qualidade total) e ISO 14001 (de meio ambiente); captação e

utilização de água de chuva e reaproveitamento de água para limpeza das carretas; instalação de posto de combustível de melhor qualidade e custo mais acessível para transportadores contratados; Clube de Oportunidades para compras coletivas - com Ford, Iveco, Scania e Volkswagen oferecendo caminhões zero km em condições especiais para troca de usados, diminuindo as emissões de poluentes; e Prêmio Destaq para as melhores transportadoras parceiras em termos de Desempenho, Sustentabilidade e Qualidade.

A Veloce conta com 500 funcionários, 475 carretas tipo sider, 119 parceiros de transporte no Brasil e na Argentina com frota de 660 veículos e 20 bases operacionais entre Brasil e Argentina. Entre seus clientes estão também Toyota, Volkswagen, Honda, Lear, ZF Sachs, Sancor, Arcelor Mittal, Danone e Unilever.