Assinatura Premium Assinatura Premium

EasyPost promete revolucionar o mercado de e-commerce

Publicado em 27/01/2017

Além de otimizar o comércio online, a novidade beneficiará mais de 11 milhões de pessoas que não têm acesso à comunicação postal convencional

A startup brasileira EasyPost desenvolveu um novo método para receber e enviar encomendas. A tecnologia dispõe de modelos inteligentes, com diferentes tamanhos de compartimentos e tecnologia que possibilita a retirada de encomendas com código recebido via SMS. Inspirado em modelos europeus, o EasyPost chega com o objetivo de solucionar gargalos logísticos e agilizar a distribuição de produtos comprados pela internet.

Serão 22 terminais no Rio de Janeiro e em São Paulo e mais de 300 até o fim do ano. Já nas primeiras instalações será possível processar 52 encomendas por terminal a cada dia, totalizando 1.092 entregas diárias e 32 mil ao mês e atendendo um público de mais de 30 mil pessoas. A empresa espera crescer 500% somente em 2017 e expandir para as cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Até 2020, a meta é chegar a mil terminais espalhados pelo Brasil.

O CEO e fundador da EasyPost, Olegas Orlovas, explica que a solução promoverá praticidade aos clientes. “As pessoas sempre tiveram que se adaptar ao atual sistema de entregas, seja no horário ou no formato. Agora estamos trazendo um modelo inovador capaz de se adaptar às necessidades do público consumidor. Será uma forma de desafogar os sistemas de entregas de grandes varejistas.”

Além da parceria com as empresas de e-commerce que passarão a oferecer uma opção de entrega diferenciada a seus clientes, pessoas físicas poderão em breve usar os terminais para enviar e receber correspondências e pagar pelos serviços diretamente nos terminais (que custarão entre R$ 9 e R$ 24 de acordo com a opção escolhida).

Inclusão de novas pessoas no segmento de e-commerce
O sistema tem condições para atender uma demanda reprimida de mais de 11 milhões de pessoas (apenas no Rio de Janeiro e São Paulo) que não têm acesso ao atual sistema postal por morarem em áreas consideradas de risco ou que estão impossibilitadas de receber encomendas por algum outro motivo.  No Rio de Janeiro, a primeira comunidade a receber o terminal é a Cidade de Deus, região com mais de 30 mil moradores. A solução beneficia ainda moradores que trabalham com venda de porta a porta que poderão utilizar o serviço para facilitar a logística de distribuição dos produtos.

Funcionalidade dos terminais
Os terminais são feitos de aço, pesam mais de uma tonelada e a instalação é feita em menos de um dia. Para acessar o compartimento com a encomenda, o cliente recebe via SMS um código exclusivo, sendo essa a única maneira de retirada. O sistema conta também com câmeras de leitura facial instaladas em locais estratégicos do equipamento.

No caso de troca e devolução, o cliente receberá um código exclusivo para efetuar tal função. As condições do produto serão avaliadas por um sistema de laser infravermelho e raio X.