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EasyPost nasce para mudar o mercado de encomendas e postagens, no Brasil

Publicado em 18/08/2016

Com a solução, será possível enviar e retirar documentos e mercadorias em diversos locais da cidade, que receberão os terminais de autoatendimento

O comércio eletrônico brasileiro tem seguido um caminho de sucesso, na contramão do varejo tradicional. De acordo com dados do Webshoppers, houve um crescimento de 15,3%, em 2015, em comparação a 2014, movimentando mais de R$ 41,3 bilhões, mesmo com diversos fatores que ainda dificultam a sua expansão.

A  EasyPost, empresa de terminais de autoatendimento, nasce visando otimizar o mercado de envio, entrega e retirada de mercadorias, trazendo melhor experiência e comodidade para os consumidores do e-commerce.

Para o fundador da EasyPost, Olegas Orlovas, os problemas de infraestrutura acabam respigando no setor de logística e travando o sistema de entregas. “Enviar e receber mercadorias é uma atividade comum, que, muitas vezes, é prejudicada pela falta de infraestrutura, que consiga atender todo mundo de maneira eficaz. A experiência de compra online só é perfeita após a entrega realizada, e os terminais vieram para resolver o last mile”, pontua o executivo.

O terminal de autoatendimento postal é uma nova tendência em países europeus e nos Estado Unidos, que têm como exemplo o Amazon Lockers, que conta com mais de 2.000 terminais. A praticidade do terminal é um recurso que facilita não só a rotina das pessoas, mas do mercado, principalmente, do online. “O entrave e desencontro no momento da entrega ainda influencia a escolha do consumidor. Nesse segmento, a otimização é necessária, para não frustrar as expectativas”, exemplifica Orlovas.

Até o final de 2017, a empresa planeja ter 320 terminais espalhados por todo o País e parcerias com os principais e-commerces e pontos de interesses, como postos de gasolina. “A ideia é trabalharmos com todos os e-commerces e transportadoras, para que os consumidores possam comprar os seus produtos e escolher o terminal mais próximo, que pode ficar em uma estação de metrô ou posto de gasolina, por exemplo, para recebê-lo.”

Orlovas explica que cada terminal conta com 52 gavetas e um sistema flexível, que pode ser expandido e alterado, de acordo com o tamanho da demanda, além de um completo sistema de segurança. “Os terminais contam com câmeras com identificação facial e informações da empresa de entrega e de quem posta. Além disso, conta com um módulo de controle, no qual o usuário consegue ver as informações, efetuar pagamentos e retirar comprovantes, como um Automated Teller Machine (ATM) de um banco.”