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Disdal reduz custos no processo de coleta de produtos no estoque, com a adoção de voice picking

Publicado em 19/10/2016

Soluções Voice da Seal Sistemas possibilitaram à distribuidora diminuir um turno de coleta e aumentar a produtividade

Uma das preocupações mais comuns para um atacadista distribuidor é como reduzir os custos e aumentar a produtividade do seu centro de distribuição (CD). Para essa questão não perturbar a mente do gestor, é preciso ter o controle de todos os procedimentos do CD e ainda conseguir mapear e ter sob o seu alcance todos os pontos críticos da operação.

Pensando nisso, a Disdal, distribuidora com mais de 20 anos de atuação, focada nos mercados de distribuição, atacado e varejo, com filiais nos Estados de Rondônia, Acre, Goiás e Distrito Federal, optou por aderir à solução de captura de dados por voz: Solução Voice, da Seal Sistemas.

Segundo o diretor da Disdal, Clair Dal Berto, “conheci a solução há quatro anos, em uma feira onde a Seal estava expondo, e decidi implementá-la em 2016. Particularmente, fiquei muito impactado com a ferramenta, devido à mobilidade que dá ao usuário, possibilitando que esteja focado em suas atividades, diminuindo o número de erros e aumentando a produtividade individual e da operação como um todo.”

Um dos motivos que levaram a Disdal a adquirir a solução foi a possibilidade de prover um alto ganho de produtividade, visto que a operação de separação, até então, era feita por meio de papel, ou seja, o operador imprimia a sua lista de atividades, lia o que precisava separar, deixava o papel sobre a bancada e pegava o produto. Além de existirem muitos passos, havia desperdício de papel, produtividade comprometida e um alto índice de erros na separação. Com a solução de voz, os operadores começaram a trabalhar com os olhos e as mãos livres, o que gerou um grande aumento de produtividade e possibilitou a redução de turnos de coleta, que passaram de três para dois.

Para Berto, “a redução no número de funcionários, na coleta de produtos, permitiu à Disdal fazer investimentos mais estratégicos, melhorando a nossa operação”.

Os ganhos qualitativos depois que a Disdal aderiu à solução são muitos, como a melhora no reabastecimento de picking, etiquetação, gestão de paletes, economia de papel e com impressoras, e fim de processos manuais, como carimbar, organizar e arquivar documentos de coleta. Toda essa redução de tempo e atividades representou uma nova forma de processo, em que a excelência da operação se torna realidade.

Hoje, a Disdal Distribuidora está seguindo para a utilização de soluções de ponta, com todos esses sistemas orbitando exclusivamente pelo Kairos Middleware da Seal. O ganho na operação é muito grande, possibilitando maior competitividade e estabilidade de negócio.

Além do sistema de voice picking, a Disdal adotou o Kairos Middleware, software de gestão inteligente, que mostra os resultados da ferramenta de voice picking em tempo real. Por meio da visão de operação do Kairos, a Disdal conseguiu dar maior acuidade para o seu sistema de coleta de mercadorias, além de premiar, de forma mais justa, o seu time de separadores, que são avaliados de acordo com o seu desempenho diário, garantindo prêmios para os profissionais mais produtivos.

Por meio do uso da ferramenta de voice picking, aliada à inteligência do Kairos, a Disdal deixou uma série de problemas crônicos para trás, como os erros na hora da coleta, desperdício de papel e ineficiência dos coletores. Segundo Berto, “hoje, a empresa reduziu o quadro de operadores de coleta em 20%, permitindo investimento em outros setores”.

Outro ganho é a visibilidade da operação, que antes era feita por planilhas e dificultava a consolidação, rastreamento e interpretação de dados vitais à operação. Atualmente, a tecnologia oferecida pela Seal Sistemas gerencia as principais informações da operação, por meio de funcionalidades de separação, reabastecimento, inventário, entre outras, dando muito mais controle gerencial para a distribuidora. Além dessas facilidades, a Seal entrega relatórios de análise de risco no atacado e projetos e planos de ações criados pelos consultores nos atendimentos semanais, dando à Disdal informações estratégicas do depósito, de forma rápida e organizada para a tomada de decisão.

Visando sempre o melhor resultado e com vista no retorno sobre o investimento do projeto, a Disdal já tem planos para expandir a ferramenta de voice picking e o Kairos Middleware para outros depósitos da empresa.