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Desempenho de centro de distribuição garante entrega de material didático a 150 mil alunos, em todo o País

Publicado em 09/11/2015

Brasil ocupa a 61ª posição em relação ao cumprimento de prazos, de acordo com o ranking de logística feito pelo Banco Mundial

Dados da Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) indicam que o Brasil tem mais de 71 mil transportadoras e distribuidoras especializadas na entrega de diferentes mercadorias. A diversidade de oferta, porém, não é suficiente para garantir entregas no prazo, uma vez que o último ranking de logística, realizado pelo Banco Mundial, revela que, nesse item, o Brasil ocupa o 61º lugar, entre 160 países avaliados.

A má condição das estradas é um dos principais responsáveis por esse cenário. Porém, algumas empresas já conseguiram encontrar alternativas para que as greves, os fatores climáticos e as condições das rodovias não representem um obstáculo intransponível, na hora de cumprir um prazo. É o caso do Grupo Uninter. “Nossas entregas são realizadas em cidades como Altamira e Monte Dourado, Pará, onde é preciso investir, inclusive, no transporte fluvial, para chegar aos alunos. Mesmo assim, o material é entregue no prazo contratado, assim como é feito para quem está nas capitais”, conta a gerente do centro de distribuição (CD) do Grupo Uninter, Carolina Gomes do Amaral.

Para isso, a empresa já estabeleceu parceria com mais de 20 transportadoras especializadas, em diferentes regiões do País. Localizado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o CD da Uninter é totalmente voltado para atender aos alunos matriculados em mais de 460 polos. A unidade tem 38 mil m³, de onde saem 1.400 toneladas de material didático anualmente.

Atualmente, o CD é dividido nas áreas de Planejamento Logístico, Relacionamento com os Polos de Estudo, Gestão de Transportes, Gestão de Estoques, Gestão de Malotes, Produção e Expedição. Essas duas últimas são consideradas os principais processos da logística, pois envolvem maior número de pessoas e impactam diretamente no resultado percebido pelo aluno.

Recentemente, houve uma integração nas áreas dos processos de planejamento, armazenagem e distribuição. Para atender aos polos de estudos, em todo o Brasil, o CD Uninter passou a usar duas metodologias japonesas de produção: a Lean Manufacturing e a  milk run. A primeira tem como objetivos eliminar desperdícios, utilizar o tempo como métrica primária e elevar a produtividade e a qualidade. A segunda consiste na consolidação de cargas, com o objetivo de entregar os materiais, no dia e na hora exata. Em relação ao modelo usado anteriormente, houve uma redução de 50% nos custos de transporte. “Esse formato exige bastante disciplina e acompanhamento, mas o resultado final é o atendimento dos prazos dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Grupo”, ressalta a gerente.

O grande impacto está na obtenção de menores custos, prazos de entrega mais exatos, maior produtividade e qualidade e, consequentemente, parceiros e alunos mais satisfeitos. Segundo Carolina, a modernização constante de todos os processos que envolvem o transporte e a distribuição dos materiais, sejam kits de livros, materiais promocionais, obras de acervo (biblioteca) ou de regime tutorial, resulta em qualidade, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e custo. “Nossa performance de 98,72% de entregas dentro do prazo é o nosso principal diferencial. Poucas empresas no mundo têm resultado tão efetivo.”