LogTalk LogTalk

Dematic desenvolve sistema de armazenagem automatizado para a Poco Loco

Publicado em 03/10/2018

Com o projeto, objetivo da fabricante é obter conexão inteligente entre a fábrica e o armazém, além de economizar aproximadamente 25 mil viagens de caminhão

A Dematic GmbH construiu um sistema de armazenagem totalmente automatizado para o fabricante de alimentos belga Poco Loco em uma área de 8 mil m². Com o sistema, composto por equipamentos e automação da Dematic para todos os processos logísticos, a Poco Loco centralizou a capacidade de armazenagem em um único local.

O fabricante de lanches iniciou as operações na nova estrutura no início do ano. No mês de maio, a Dematic, que desenvolve soluções especialmente para esse segmento, esteve com clientes e especialistas do setor supermercadista na Poco Loco para discutir os requisitos da cadeia logística, bem como soluções inovadoras.

“Com o sistema de armazenagem totalmente automatizado, estamos possibilitando que a Poco Loco tenha maior controle sobre sua logística. Os processos agora estão centralizados. Isso também economiza tempo e dinheiro”, diz Marc Bruneel, gerente sênior de Vendas da Dematic.

Sistema da Dematic

A solução da Dematic oferece uma capacidade de armazenagem para 42 mil paletes em uma área de 8 mil m². Tortilla wraps, chips, kits de jantar e molhos e ervas Tex-Mex são armazenados nesta estrutura. Onze transelevadores e um transportador de paletes de 1,127 mil metros possibilitam que 304 paletes sejam armazenados e recuperados a cada hora.

O novo armazém está localizado em frente ao local de produção em Roeselare, na Bélgica. Ambas as estruturas estão ligadas por uma ponte transportadora com 100 metros de comprimento, que atravessa a via pública. A ponte tem duas correias transportadoras, nas quais os paletes acabados são transportados para o armazém e as matérias-primas são separadas no armazém para o cliente e transferidas automaticamente para a área de carregamento.

Por causa desse conceito, juntamente à centralização da armazenagem em um único local, o fabricante evita até 25 mil viagens de caminhão a cada ano. Isso não apenas reduz os custos, mas também reduz as emissões de CO2 em 365 toneladas por ano. Até agora, os produtos, dos quais cerca de 96% são destinados à exportação, eram armazenados em vários locais e em fornecedores externos.

A Dematic começou a contrução do sistema de armazenagem em agosto de 2017. “Nós vemos um projeto de construção bem-sucedido concluído antes do prazo programado”, diz Bruneel. A Poco Loco investiu 30 milhões de euros na construção do armazém.