Assinatura Premium Assinatura Premium

Della Volpe reduz passivos trabalhistas usando sistema de telemetria

Publicado em 28/02/2018

Parceria com a Mix Telematics foi estabelecida em 2014, quando a empresa tinha despesas que chegavam a R$ 6 milhões

A Transportes Della Volpe está obtendo resultados positivos na parceria com a Mix Telematics, firmada em 2014. De acordo com os dados apresentado, a empresa reduziu gastos com passivos trabalhistas ao diminuir o número de horas extras por mês (em 2014 eram 180 mil e hoje são 60 mil), além da queda de 20% da despesa com combustível.

Quando a parceria foi firmada, a Della Volpe tinha uma despesa de R$ 6 milhões por ano por causa do passivo trabalhista (soma de dívidas de uma empresa ou empregador que deixa de cumprir com encargos sociais, como registro em carteira de trabalho e falta de pagamento de horas extras). O gestor de projetos da empresa, Ezequiel Oliveira, explica que o controle era feito a partir do diário de bordo, que posteriormente era confrontado com o tacógrafo. A falta de precisão do processo fazia a empresa perder várias ações trabalhistas na justiça.

Segundo Oliveira, a empresa focou em estabelecer qualidade à frota e investir em segurança. “Passamos a vigiar mais a operação e começamos a avaliar pontos extremamente importantes. Por exemplo, contratos que previam prazos curtíssimos para entregas puderam ser revistos. Assim, nossos motoristas podem viajar de forma segura.”

Atualmente, a empresa usa a telemetria em 400 veículos. “Nossa expectativa é aperfeiçoar cada vez mais a tecnologia aliada à gestão, para sempre potencializar as informações obtidas e tornar nosso trabalho mais eficiente”, diz o gestor de projetos. Ele reforça também a importância do treinamento dos motoristas. “A solução de Jornada de Trabalho da MiX Telematics possibilita que façamos avaliações constantes de nossos colaboradores, para que eles possam sempre melhorar e contribuir com índices cada vez mais positivos.”