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DB Schenker avança com digitalização de serviços de logística

Publicado em 22/08/2016

Na Enterprise-Lab de Logística e Digitalização, os especialistas da DB Schenker e do Instituto Fraunhofer IML para Fluxo de Materiais e Logística estão trabalhando nas soluções do futuro

Pesquisadores da DB Schenker, do Instituto Fraunhofer IML para Fluxo de Materiais e Logística, e da TU Dortmund University estudam o potencial oferecido pelas inovações digitais e trabalham para transferir essas tendências para um próximo nível. Usando novas ferramentas, Tecnologia da Informação (TI), protótipos e impressoras 3D, o objetivo é estruturar o sistema de logística para o futuro. Seus alvos de pesquisa também incluem o desenvolvimento de modelos de negócios digitais e a otimização de processos, na gestão de armazéns, por meio de um novo software.

O CIO e chief Digitalization Officer da Schenker AG, Markus Sontheimer, analisa o desenvolvimento da DB Schenker Enterprise-Lab de Logística e Digitalização como um grande sucesso, desde que a abriu, em janeiro de 2015. “Esse esforço colaborativo faz acelerar a digitalização dos processos logísticos. Com isso, na Era da Indústria 4.0, a DB Schenker compreende a importância da digitalização e as oportunidades que oferece. Estamos trabalhando coletivamente em soluções inovadoras, que nos preparam para enfrentar a concorrência, no futuro.”

Segundo o diretor de Gestão e Engenharia da Informação do Instituto Fraunhofer IML de Fluxo de Materiais e Logística, Boris Otto, além do habitual trabalho colaborativo dentro de projetos de pesquisa individuais, trabalhando como parte de uma empresa-laboratório, é possível fazer pesquisas mais rapidamente e eficientes. “O princípio subjacente é de trabalhar em conjunto, para desenvolver protótipos em inovadores campos, a fim de adquirir experiência, aplicando novas tecnologias digitais e modelos de negócios, dentro de um curto período de tempo. Soluções que provaram ser eficazes na fase de protótipo podem, então, ser rapidamente transferidas para outros campos de aplicação.”

Exemplos de Logística 4.0 na Empresa-Laboratório de Logística e Digitalização da Dortmund

Impressora 3D, realidade aumentada, Internet das Coisas: tudo é propaganda?
Sontheimer destaca que quesões importante que a DB Schenker tentou responder, por meio de uma pesquisa minuciosa e extensiva no laboratório, são: quais tecnologias podem alavancar e obter um benefício realista, nos dias atuais, e em quais é preciso esperar por novos desenvolvimentos? Em quais processos e modelos de negócios eles se encaixam melhor e criam o máximo de valor para os clientes e para a própria DB Schenker?

“Algumas perguntas nós já podemos responder, mas o desenvolvimento nessas áreas tem ganhado velocidade. Por exemplo, desenvolvemos conceitos sobre como podemos usar a impressão 3D na cadeia de suprimentos. No futuro, como especialistas em logística, teremos de considerar cuidadosamente quais produtos ainda precisaremos armazenar em nossos centros logísticos para os clientes e quais nós mesmos seremos capazes de produzir, usando o nosso serviço de impressão. A propósito, agora, justifica-se transportar impressoras 3D e os seus consumíveis do exterior para a Europa.”

Otimização com o aperto de um botão
Como se pode transportar mais materiais com menos caminhões possíveis? “Esse quebra-cabeça, há tempos, vem sendo estudado. No entanto, o Laboratório tem surgido com um software que gera uma solução com o toque de um botão, enquanto ainda locam despachantes que usam o seu próprio julgamento. O software e a busca por experiência se complementam um com o outro, e a melhor capacidade de utilização é o resultado, tudo em menor tempo”, explica Sontheimer.

Exemplo: inovador software para armazém
Juntamente com o Fraunhofer IML, recentemente, foi desenvolvido um protótipo de software, no Laboratório de Dortmund, que pode prever quando haverá atrasos nas entregas de mercadorias, nos armazéns. O software também pode sugerir automaticamente como evitar pontos de estrangulamento, por exemplo, ajustando os horários dos turnos dos funcionários no armazém.

“O processo de desenvolvimento do protótipo inclui o fornecimento de um banco de dados com informações, como dados de tráfego, horários de feriados e férias, e informações sobre estoques, além de um eficaz banco de dados. Como resultado, seremos capazes de informar aos clientes sobre as divergências de forma mais rápida e minimizar o impacto, por meio de uma reação rápida. Começando no outono, pretendemos lançar o software piloto para uso em operações agendadas e implementá-lo o mais rapidamente possível, em alguns armazéns com contract logistics”, completa Sontheimer.