LogTalk LogTalk

Dachser começa a oferecer serviço de cabotagem no Brasil

Publicado em 27/02/2018

Modal é caracterizado pelo transporte de porto a porto dentro do país pelo mar ou via navegável e traz uma série de benefícios

 

A Dachser Brasil acrescentou o transporte de cabotagem aos serviços oferecidos no país. Entre as vantagens em utilizar esse modal estão a redução de risco de avarias, custos competitivos para longas distâncias e melhor sustentabilidade e rastreabilidade.

As características geográficas e econômicas brasileiras reforçam as vantagens da cabotagem no país. O litoral brasileiro mede 7.336 km, a atividade comercial está concentrada nas áreas costeiras e 80% da população reside a até 200 quilômetros da costa.

Segundo a gerente de transporte marítimo da Dachser Brasil, Melissa Lops, a cabotagem tem se tornado muito popular no Brasil. “Dependendo da distância, o custo do transporte porto a porto pode ser 30% menor quando comparado ao transporte por caminhão, por exemplo.” Ela diz também que o processo é positivo para o meio ambiente, já que as emissões de dióxido de carbono são menores.

Pesquisas comprovam que o modal tem apresentado crescimento no país. Segundo dados apresentados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a cabotagem representa aproximadamente 20% do transporte aquático do Brasil. Em seguida vem a navegação interior, com 5,7%, e o apoio marítimo e portuário, 0,3%. A navegação de longo curso ainda apresenta dominância, com aproximadamente 74% das operações.

Apesar dos benefícios, a cabotagem precisa ser realizada com atenção. Por exemplo, mercadorias perigosas jamais podem ser misturadas com outros tipos de bens. “A cabotagem também exige planejamento, pois nem todos os dias há partida de navios. Para encomendas frequentes, é recomendado também que a empresa tenha projetos de longo prazo para que o cliente possa se beneficiar de todas as vantagens”, diz Melissa Lopes.