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CSI Cargo renova contrato com a Renault do Brasil

Publicado em 12/08/2011

A empresa, que já presta serviços para a montadora há quatro anos, venceu nova concorrência

Inteligência e soluções logísticas eficazes fazem da CSI Cargo referência quando o assunto é logística industrial e transporte de materiais em diferentes modalidades. Tendo entre seus principais clientes grandes nomes da indústria automotiva, a empresa acaba de renovar o contrato de prestação de serviços para a Renault do Brasil por mais três anos, podendo ser prorrogado para cinco. "Esta é a primeira vez que a Renault renova contrato com o mesmo prestador de serviço logístico", comemora Andrés Ceballos, diretor-presidente da CSI Cargo.

O contrato representa 35% do faturamento anual da CSI e tem implicações diretas na vida dos 1.030 colaboradores dedicados a esta operação. A equipe faz atendimento in company nas plantas da Renault dentro do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, para oferecer o que há de melhor em serviços de logística interna. A negociação marca a boa fase da CSI, que obteve crescimento expressivo nos últimos anos e, neste ano, pretende aumentar em 50% o seu faturamento.

As atividades da CSI nas três plantas que compõem o complexo da Renault - a CVP (veículos de passeio - Renault), a CVU (veículos utilitários - Nissan) e a CMO (motores) - compreendem todo o circuito interno além de atividades indiretas de produção. A equipe é responsável pelo recebimento de peças e matéria-prima, armazenamento e gestão dos depósitos, abastecimento das linhas de produção, retirada de embalagens vazias e expedição. O abastecimento das linhas de montagem é realizado por sistema de ponta, reconhecido mundialmente pelo alto volume de itens sequenciados.

“Para a Renault, é importante contar com o trabalho de uma empresa que tem o knowhow logístico e traz um diferencial para o processo.   Nos não devemos nos preocupar em ter que refazer o serviço que contratamos,  e  necessitamos ter tranqüilidade para  manter  o foco em nossa atividade principal, que é a produção de automóveis”, avalia o chefe de logística da Renault, Sergio Ortiz. 

Ao todo, a CSI utiliza 254 máquinas e equipamentos para a realização dos serviços de logística interna da Renault, como rebocadores, empilhadeiras retráteis, empilhadeiras contrabalanceadas GLP, entre outros.

 

Novos serviços

Entre os serviços prestados pela CSI Cargo para a Renault, dois importantes projetos tiveram início no primeiro semestre de 2011. O Centro de Desconsolidação de Cargas e o transporte interno entre as plantas da montadora do Complexo Ayrton Senna. Outra novidade foi a implantação do 3o turno de trabalho na CVP, que aumentou em 40% o número de veículos produzidos por dia, passando de 690 para 980 unidades.

 

Centro de Desconsolidação de Cargas

Localizado em uma área de 114.349 m2 às margens da BR 376, em São José dos Pinhais, o Centro Logístico II da CSI Cargo, um armazém de  28 mil m2 de área de armazenagem, é base para a desconsolidação de matéria-prima e peças para a montagem de automóveis da Renault/Nissan vindas de diversas partes do mundo.

O CL-II tem capacidade para 380 contêineres e pode operar um volume transferencial de 130 mil m3 por mês, com recebimento superior a 43 mil m3 e expedição de 86 mil m3. As 16 docas de acesso para carga e descarga agilizam a movimentação e garantem o funcionamento constante do centro.

"O armazém funciona 24 horas por dia, seis dias por semana, e conta com uma equipe de 70 colaboradores altamente qualificados, além de toda a estrutura de equipamentos, que garante a velocidade e eficácia exigidas", complementa Ceballos. Outro diferencial do projeto é a utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) próprio, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da CSI.

 

Transporte interno

A partir da experiência adquirida após duas décadas de atividades de transporte internacional de cargas, especialmente automóveis, a CSI dá o primeiro passo em uma nova área de atuação, o transporte rodoviário. Há cerca de dois meses a empresa realiza o transporte entre as três plantas da Renault em São José dos Pinhais.

O contrato com a montadora compreende toda a movimentação entre as fábricas, em uma área de um milhão de metros quadrados. "A operação funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Temos 12 carretas sider à disposição e elas são responsáveis pela movimentação de peças entre as fábricas da Renault", explica Ceballos.

A empresa realiza o transporte just-in-time (JIT) e apresenta uma nova solução logística, que possibilita a redução do custo por veículo montado. As principais vantagens são a redução de gastos com demurrage, eliminação de pátio de armazenagem e equipamentos de movimentação de contêiner.

Os caminhões utilizam, ainda, um sistema de roteirização e monitoramento próprio, o SSOL (Sistema de Suporte à Operação Logística), desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação da CSI e que compreende funções como gerenciamento de armazéns, picking e abastecimento de linhas de produção, embalagens, entre outros.

Ao longo dos próximos anos a empresa pretende ampliar a participação desse segmento no seu volume de negócios. "Esse é um mercado que sempre está em alta, estamos começando com os trajetos entre as plantas da Renault, mas a ideia é expandir para todo o país", completa Ceballos.